O mês de fevereiro começou complicado para quem reside em Central Carapina, na Serra. Nesta segunda-feira (1°), bandidos declararam ‘toque de recolher’ em todo o bairro e exigiram o fechamento do comércio e demais atividades. A motivação do ‘protesto criminoso’ ocorre devido à morte de um adolescente de 16 anos, que foi atingido com 12 disparos de tiros neste domingo (31).
Após a ocorrência no fim de semana, a segunda-feira foi marcada pelo ‘toque de recolher’. Moradores ouvidos pelo TEMPO NOVO – que preferiram não se identificar – relataram que o medo e pânico dominam a comunidade em boa parte do tempo. “Nós já andamos com medo de sofrer algo na rua, pois a criminalidade vive solta por aqui, mas quando ocorrem esses crimes, a situação é ainda pior e nem de casa saímos direito”, disse a popular.
Ainda segundo populares, o fechamento do comércio foi solicitado apenas na segunda-feira e, nesta terça-feira (2), a situação já estava se normalizando. Em conversa com a reportagem, a Polícia Militar confirmou a situação e disse que “policiais reforçaram o policiamento no bairro após indivíduos passarem na região solicitando o fechamento de estabelecimentos”. Sobre a morte do adolescente, a PM não se manifestou.
A Polícia Civil também confirmou a situação presenciada no bairro. Por nota, disse que o seu serviço de inteligência monitora as atividades criminosas em todos os ambientes, e é um trabalho realizado de modo sigiloso. “A PC ressalta que realiza trabalho de investigação contra o tráfico de drogas, e crimes relacionados, em todo o Estado, incluindo na região citada, onde prisões já foram realizadas”, destacou.
Em relação ao homicídio, a Polícia Civil informou que o fato será investigado por meio da Delegacia Especializada de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) de Serra e, até o momento, nenhum suspeito de cometer o crime foi detido. “Para que a apuração seja preservada, nenhuma outra informação será repassada”, salientou.
Por fim, acrescentou que a população tem um papel importante nas investigações e pode contribuir com informações de forma anônima através do Disque-Denúncia 181, que também possui um site onde é possível anexar imagens e vídeos de ações criminosas, o disquedenuncia181.es.gov.br. “O anonimato é garantido e todas as informações fornecidas são investigadas.”
Adolescente morto
O adolescente de 16 anos foi morto por volta de 21h30 deste domingo (31). Outras três pessoas ficaram feridas durante o tiroteio. Até o momento, ninguém foi preso.