Notícias

Banquetaço será no Centro de Vitória com almoço e debates sobre segurança alimentar

O Banquetaço acontecerá das 10h às 15h e contará com atvidades como poesia, falas de artistas, autoridades e ativistas, capoeira e um almoço comunitário. Crédito: Freepik

No próximo dia 21 de janeiro, uma terça-feira – a capital capixaba sediará o Banquetaço 2025, na Praça João Clímaco, no Centro de Vitória. O evento acontecerá das 10h às 15h e contará com uma programação variada, incluindo poesia, falas de artistas, autoridades e ativistas, capoeira e um almoço comunitário.

Organizado pelo Fórum de Segurança Alimentar e Nutricional do Espírito Santo, o Banquetaço tem como principal objetivo conscientizar sobre a importância da política de segurança alimentar e nutricional, além de reivindicar, junto ao Governo do Estado, o retorno do Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea), que está inativo desde o ano passado.

“Estaremos servindo um almoço para a população e conversando sobre a importância da política de segurança alimentar e nutricional, bem como pleiteando a volta do conselho estadual, conforme prevê a lei”, afirmou Rosemberg Moraes Caitano, um dos organizadores do evento ao Tempo Novo.

Sobre o Consea

O Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea) foi instituído pelo Decreto nº 1141-S, de 29 de maio de 2003, e regulamentado pela Lei Complementar nº 609, de 8 de dezembro de 2011. Ele é um órgão permanente de assessoria ao governo estadual, vinculado à Secretaria de Estado do Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social (SETADES), com a missão de propor políticas públicas estruturantes que reconheçam a alimentação como um direito humano fundamental.

+ Cachoeira de esgoto: explosão abre cratera, destrói carro de turistas e espalha sujeira na Serra

Além disso, o Consea promove e articula ações emergenciais voltadas para grupos sociais em situação de vulnerabilidade, com foco no enfrentamento da fome e da miséria.

O conselho é composto por 36 membros titulares e seus respectivos suplentes, divididos entre 12 representantes de órgãos governamentais e 24 representantes da sociedade civil, abrangendo 16 segmentos sociais.

Ana Paula Bonelli

Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Últimas postagens

Ação da prefeitura fecha cinco distribuidoras de bebidas na Serra

A Lei determina o fechamento de estabelecimentos que comercializam bebida alcoólica no município a partir da 1h da manhã. Foto:…

12 horas atrás

Estado abre período de matrículas para alunos da EJA

Começa período de matrícula para alunos da EJA na Rede Estadual de Ensino/ Divulgação Sedu Estão abertas as inscrições para…

13 horas atrás

Criança de 5 anos morre após ser atropelada por moto enquanto brincava na Serra

A criança de 5 anos morreu após ser atropelada por uma moto enquanto brincava em rua na Serra. Crédito: Divulgação…

14 horas atrás

Veja como regularizar seu Título de Eleitor

Solicitação de Título Eleitoral, segunda via e outros podem ser feitos até esta quarta (4) Terminado o prazo das eleições…

14 horas atrás

Golfinho é encontrado morto em praia na Serra

O golfinho foi encontrado morto em uma praia da Serra. Crédito: Divulgação Um golfinho da espécie boto-cinza (Sotalia guianensis) foi…

15 horas atrás

Moto é furtada em Feu Rosa, e trabalhador pede ajuda para localizá-la

A moto, uma Honda Fan 150 preta, ano 2014, estava estacionada na frente de sua residência, e foi furtada na…

16 horas atrás