smobile
[secondary_title]

Barcelona faz estádio e Laranjeiras abandona o seu

- PUBLICIDADE-
O estádio de Barcelona tem capacidade para cerca de 2 mil torcedores. Foto: Divulgação
O estádio de Barcelona tem capacidade para cerca de 2 mil torcedores. Foto: Divulgação

Por Thiago Albuquerque

O bairro Barcelona acaba de ganhar um estádio de futebol. Com nome de “Camp Nou”, tal qual o nome do estádio do famoso time catalão lá da Espanha, com sua emblemática cidade de Barcelona. Na contramão do bairro do Civit I, Laranjeiras abandonou seu estádio, hoje cercado por prédios comerciais cujas construções são polêmicas na comunidade.

O estádio no bairro Barcelona é fruto de uma parceria entre a Associação de Moradores locais e a Samauna Empreendimentos, do grupo Supermercados Perim. A empresa construiu o estádio como contrapartida ao terreno cedido pela Associação para a construção de um supermercado.

O campo é de tamanho oficial, com vestiários para os times e árbitros, banheiros, salas para o desenvolvimento de projetos, espaço para instalação de lanchonetes e iluminação total. A obra teve um custo de R$ 2,1 milhões.

“Construímos um novo estádio, em cima de um campo que foi interditado em 2011, e sem ajuda da prefeitura ou do estado, temos um espaço novo para a comunidade”, frisou João Carlos Pereira, o Carlinho Pé Sujo.

Para avaliar o funcionamento e locação do estádio, ele criou uma comissão com os presidentes dos times amadores da região. E times profissionais da Serra como o Gel, e até o Serra, caso volte com as atividades, podem jogar no estádio, para ajudar na captação de recursos, com vendas de bilheteria.

“Vejo com bons olhos já que pode inserir Barcelona novamente no calendário esportivo. Antigamente o bairro tinha um bom time e participava de torneios amadores. O campo sem estrutura ficava rodeado de pessoas para assistir, agora com qualidade, vai só melhorar”, frisa o morador Jonathan Lucas.

O estádio de Laranjeiras está abandonado. Foto: Fábio Barcelos.
O estádio de Laranjeiras está abandonado. Foto: Fábio Barcelos.

Campo sufocado por prédios comerciais

Em Laranjeiras, a história é totalmente diferente. O estádio da Associação de Moradores do bairro, que já teve dias de glórias, com realizações de competições nacionais e estaduais, agora está cercado de prédios comerciais e abandonado com um matagal no lugar do gramado.

“Nunca houve diretoria séria no intuito de oferecer esporte, lazer saúde e educação aos moradores. A Associação é uma mina de dinheiro. O que fizeram no entorno do estádio foi com proposito de inutilizá-lo para fins esportivos”, critica o morador  Rainer Lucas.

Presidente recém-reeleita da Associação de Moradores de Laranjeiras, Deborah Alves, disse que vai “estudar propostas” para a revitalização do campo em 2016. Ela comanda a entidade há dois anos e era uma das diretoras na gestão anterior, que negociou áreas da Associação no entorno do estádio com empresários.

“Precisamos colocar nosso Campo pra funcionar o mais rápido possível, reativar nossas escolinhas de futebol e voltar a prestigiar nossas equipes do bairro. Acho lamentável e triste em ver como está a situação do nosso campo” conta Rodrigo Ricelli, morador e diretor de esporte da Associação.

Estudo aponta ligação entre bactéria na boca e câncer de cabeça e pescoço

Chamada Fusobacterium nucleatum, essa bactéria faz parte da placa bacteriana, que se alimenta dos resíduos que não foram removidos dos dentes corretamente durante a...

Cobra ‘devoradora de jararacas’ invade casa e causa pânico em moradores na Serra

A cobra ‘devoradora de jararacas’ invadiu uma casa e causou pânico nos moradores na Serra.

Arraiá do Palmeiras terá quadrilha, shows e bingo de uma novilha na Serra

Neste fim de semana, o clima julino vai tomar conta do campo de futebol do bairro Palmeiras, na Serra. Com fogueira, quadrilhas, bingo de...

Bolsa Atleta: candidatos ganham mais tempo para recorrer no Espírito Santo

Atletas e paratletas do Espírito Santo inscritos para o Bolsa Atleta terão até esta terça-feira (08), às 12h59, para enviar os recursos por meio...

Hino nacional e bandeiras podem virar rotina obrigatória nas escolas da Serra

O vereador Paulinho do Churrasquinho (PDT) protocolou na Câmara Municipal da Serra um Projeto de Lei Indicativo que propõe a obrigatoriedade do hasteamento das...

Serra conquista dois prêmios na Feira dos Municípios 2025

A Serra foi o grande destaque da Feira dos Municípios 2025. Com um estande inovador, criativo e acolhedor, o município conquistou dois dos principais...

SBT enfrenta grave crise de audiência após briga com a TV Tribuna no ES

SBT rompeu contrato com a TV Tribuna e assinou com a TV SIM. Ambas as emissoras enfrentam grave crise de audiência no ES.

Criança de 3 anos é estuprada por idoso na Serra

Uma criança de apenas três anos de idade foi estuprada por um idoso de 84 anos. O homem foi preso neste domingo (6) pela...

Biblioteca de Valparaíso recebe roda de conversa sobre grafite e hip hop capixaba

Nesta quarta-feira (9), a Biblioteca e Centro Cultural Carlos Corrêa Loyola, em Valparaíso, na Serra, vai sediar mais uma edição do projeto Poéticas na...
...