Categories: Notícias

Barcelona faz estádio e Laranjeiras abandona o seu

O estádio de Barcelona tem capacidade para cerca de 2 mil torcedores. Foto: Divulgação

Por Thiago Albuquerque

O bairro Barcelona acaba de ganhar um estádio de futebol. Com nome de “Camp Nou”, tal qual o nome do estádio do famoso time catalão lá da Espanha, com sua emblemática cidade de Barcelona. Na contramão do bairro do Civit I, Laranjeiras abandonou seu estádio, hoje cercado por prédios comerciais cujas construções são polêmicas na comunidade.

O estádio no bairro Barcelona é fruto de uma parceria entre a Associação de Moradores locais e a Samauna Empreendimentos, do grupo Supermercados Perim. A empresa construiu o estádio como contrapartida ao terreno cedido pela Associação para a construção de um supermercado.

O campo é de tamanho oficial, com vestiários para os times e árbitros, banheiros, salas para o desenvolvimento de projetos, espaço para instalação de lanchonetes e iluminação total. A obra teve um custo de R$ 2,1 milhões.

“Construímos um novo estádio, em cima de um campo que foi interditado em 2011, e sem ajuda da prefeitura ou do estado, temos um espaço novo para a comunidade”, frisou João Carlos Pereira, o Carlinho Pé Sujo.

Para avaliar o funcionamento e locação do estádio, ele criou uma comissão com os presidentes dos times amadores da região. E times profissionais da Serra como o Gel, e até o Serra, caso volte com as atividades, podem jogar no estádio, para ajudar na captação de recursos, com vendas de bilheteria.

“Vejo com bons olhos já que pode inserir Barcelona novamente no calendário esportivo. Antigamente o bairro tinha um bom time e participava de torneios amadores. O campo sem estrutura ficava rodeado de pessoas para assistir, agora com qualidade, vai só melhorar”, frisa o morador Jonathan Lucas.

O estádio de Laranjeiras está abandonado. Foto: Fábio Barcelos.

Campo sufocado por prédios comerciais

Em Laranjeiras, a história é totalmente diferente. O estádio da Associação de Moradores do bairro, que já teve dias de glórias, com realizações de competições nacionais e estaduais, agora está cercado de prédios comerciais e abandonado com um matagal no lugar do gramado.

“Nunca houve diretoria séria no intuito de oferecer esporte, lazer saúde e educação aos moradores. A Associação é uma mina de dinheiro. O que fizeram no entorno do estádio foi com proposito de inutilizá-lo para fins esportivos”, critica o morador  Rainer Lucas.

Presidente recém-reeleita da Associação de Moradores de Laranjeiras, Deborah Alves, disse que vai “estudar propostas” para a revitalização do campo em 2016. Ela comanda a entidade há dois anos e era uma das diretoras na gestão anterior, que negociou áreas da Associação no entorno do estádio com empresários.

“Precisamos colocar nosso Campo pra funcionar o mais rápido possível, reativar nossas escolinhas de futebol e voltar a prestigiar nossas equipes do bairro. Acho lamentável e triste em ver como está a situação do nosso campo” conta Rodrigo Ricelli, morador e diretor de esporte da Associação.

Ana Paula Bonelli

Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Últimas postagens

Jovem de 18 anos é baleado e pede ajuda a mãe na Serra

A mãe da vítima chegou a ouvir os disparos sem saber que o filho tinha sido atingido/ Divulgação Um jovem…

4 horas atrás

Aniversário acaba com três mortes e sete feridos na Serra

O grupo estava reunido em um bar em comemoração ao aniversário da dona do estabelecimento/ Divulgação A festa de aniversário…

5 horas atrás

Homem é torturado e morto a tijoladas e pedradas na Serra

A vítima foi assassinada ao lado de um lava-jato localizado na Rua das Rosas, em Feu Rosa/Foto: Divulgação O corpo…

5 horas atrás

Tempo segue nublado na Serra neste sábado (23)

O sábado (23) amanheceu com o céu nublado. Foto: Gabriel Almeida O céu cinza e a chuva pontual devem continuar…

7 horas atrás

Advogada aponta direitos de pacientes oncológicos

Desde a saúde assistencial até benefícios tributários, previdenciários e trabalhistas, os pacientes oncológicos tem uma série de direitos exclusivos/ Foto:…

7 horas atrás

Servidores do Governo do ES recebem pagamento dia 29 de novembro

O Governo do Estado anunciou o pagamento dos salários do funcionalismo no próximo dia 29. Segundo informações do Poder Executivo…

15 horas atrás