Comunidade segue descartando lixo em locais indevidos. Prefeitura alerta que a prática pode gerar multa de R$ 2 a 10 mil
Por Conceição Nascimento
Bairro com aproximadamente 18 mil habitantes, Barcelona tem sido vítima do seu próprio crescimento. Pontos viciados de descarte de lixo (lixões) estão se formando em diversos endereços do bairro, e o volume descartado indevidamente só aumenta, bem como a diversidade do material. Nestes locais são jogados móveis, colchões, eletrodomésticos, pneus, lixo doméstico e até entulho.
Um morador de Barcelona, Renato Ribeiro, relatou a existência de pelo menos quatro pontos viciados de lixo. Ele aponta que a prefeitura providencia o recolhimento, mas alguns moradores voltam a utilizar os locais para o descarte de toda sorte de resíduos.
Um dos lixões está na Rua Marajó, próximo à Escola Juraci Machado. Outro está na Rua Bragança, no entorno da mesma escola; o terceiro está situado na Avenida Região Sul, próximo à Área de Proteção Ambiental (Apa), e o quarto na Avenida Região Sudeste, na via de acesso ao bairro pela BR 101.
“A prefeitura faz a limpeza, mas parte da comunidade volta a descartar inadequadamente lixo nestes pontos de vício, e o problema não é resolvido definitivamente. Alguns moradores estão depositando até pneus, que estão acumulando água, podendo ser focos de proliferação do mosquito da dengue”, disse o professor Renato Ribeiro, morador do bairro.
Ele acrescenta que não existe na Serra uma alternativa ou local definido para o descarte de entulho. “É preciso um trabalho de conscientização aliado a espaços com caçambas para depósito de entulho. É importante preservar o meio ambiente com práticas sustentáveis, já que temos nascentes naquela região”, contou Renato.
Moradora do bairro há 21 anos, a empresária Sheyla Aguiar Galvão explica que um grupo de pessoas se organizou na tentativa de colocar fim ao problema. “A comunidade tem enviado ofícios cobrando a retirada do lixo, mas observamos que vem gente até de outros bairros depositar seu lixo aqui. Tem que retirar o material descartado e ocupar a área com algum equipamento público, ou voltará a ser alvo de descarte inadequado”, avaliou.
A reportagem entrou em contato com a Secretaria de Comunicação da Prefeitura da Serra (Secom) e foi informada, por meio de nota, que uma equipe da Secretaria de Serviços (Sese) estará no Bairro Barcelona ainda este mês para realizar novamente a limpeza dos locais.
A população pode denunciar o descarte irregular de lixo e entulho pelo telefone 3251-7658 / 3251-5833 e também pela Ouvidoria 0800-2839780. Havendo flagrante, o infrator poderá pagar multa de R$ 2 mil a 10 mil. A disposição irregular, além de ser infração administrativa, pode caracterizar crime ambiental, segundo informações da Secom.
Confira mais imagens dos lixões no bairro Barcelona:
De acordo com os dados da Central Estadual de Transplante do Espírito Santo, atualmente 1.000 esperam por rim, 301 por…
Bloco de Rua/ Foto: Leandro Pereira A Secretaria de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer (Setur), por meio da Comissão de…
Entre as lojas participantes estão perfumarias, cosméticos, lojas de departamento, óticas e calçados, todas com produtos a preços reduzidos para…
Divulgação PCES A Delegacia de Furtos e Roubos de Veículos (DFRV) concluiu, nesta quinta-feira (16), o inquérito que investigava a…
O Governo do Estado promoveu um encontro com prefeitos eleitos para apresentar o Pacto pela Educação. O programa prevê o…