Após muita polêmica e bares lotados de pessoas sem máscara, o governador Renato Casagrande (PSB), anunciou na tarde desta sexta-feira (4), que esses estabelecimentos comerciais estão liberados para abrir as portas ao público, mas com medidas de segurança para evitar a proliferação do coronavírus. No entanto, vale destacar, que esses locais já estavam funcionando há semanas, mesmo irregularmente. Isso foi mostrado diversas vezes pelo TEMPO NOVO, inclusive sobre a lotação em ambientes fechados até com música ao vivo.
A liberação de Casagrande não foi apenas para bares, mas para todos os comércios da cidade. Sendo assim, qualquer estabelecimento comercial pode abrir as portas sem nenhuma restrição de horário, como estava sendo feito com lojas, que podiam abrir apenas de segunda-feira a sábado, das 09h às 16 horas. Apesar disso, Casagrande pediu que a população continue respeitando as medidas de segurança, já que segundo ele, “risco baixo não significa ausência de risco”.
Vale destacar que esse novo Mapa de Risco começa valer apenas na próxima segunda-feira (7), sendo assim até domingo (6), as regras anteriores continuam valendo em toda a cidade, além de outros Municípios da Grande Vitória. O município de Vitória também caiu para risco baixo e aparece verde no novo mapa. Na cidade, serão válidas as mesmas regras da Serra: liberação total de estabelecimentos. Os shoppings também podem voltar a abrir aos domingos.
Leia também: Serra cai para risco baixo e todos comércios podem abrir sem restrições de horário
Casagrande apelou para o bom senso da população: “se não tivermos cuidados podemos retroceder, então pedimos muito cuidado para as pessoas, como sempre manter o distanciamento social. Estamos conseguindo reduzir óbitos, sempre avançando. Nós podemos zerar os óbitos sem ter uma vacina, mas para isso precisamos manter todos os cuidados necessários”, afirmou Casagrande durante uma coletiva de imprensa realizada no fim da tarde desta sexta-feira (4).
Conforme já tinha sido noticiado, o funcionamento de bares estava proibido, por conta da pandemia causada pelo novo coronavírus. Mesmo assim, esses locais estavam abrindo as portas e causando muita aglomeração na Serra. A reportagem recebeu diversos vídeos que mostravam muita gente num espaço apertado e sem nenhum cuidado necessário contra o coronavírus.
Os moradores ainda denunciavam que a Prefeitura da Serra não estava realizando fiscalizações contra a abertura, mas o Município dizia que fiscais estavam diariamente realizando essas ações em bares e outros comércios da cidade.