Serra, 24 de Fevereiro de 2018

Portal Tempo Novo - O Portal da Serra, ES

Cidade

Serra, 19 de Janeiro de 2018 às 9:07

Batuque, tradição e capoeira para curtir as delícias de Manguinhos


Praia de Manguinhos: lugar conhecido pela calmaria das águas, bucolismo da vila, tradições culturais, arte e uma deliciosa gastronomia que encanta o visitante. Foto: Fábio Barcelos

Flora Antônia

Um dos destinos mais procurados no verão serrano é o balneário de Manguinhos, que encanta pelas suas belas praias que, em alguns pontos, formam piscinas naturais com água morna quando a maré está baixa. Também conhecida pelo seu amplo roteiro gastronômico e cultural, a bucólica vila será palco de vários festejos nesta semana.  

Um deles é o 1° Encontro Nacional de Capoeira e o IV Batizado e Troca de Cordas, também chamado Ginga Verão Manguinhos. O evento começou na última quinta-feira (18) e segue até domingo (21) com várias atividades, dentre elas cursos de capoeira em diversos níveis, com mestres renomados de vários estados.

O encontro está sendo organizado pelo grupo de capoeira de Manguinhos, que está em atividade há mais de 15 anos e possui cerca de 35 integrantes. Segundo a coordenação do evento, espera-se a presença de 150 capoeiristas. As atividades começam a partir das 9h na praça principal da vila. 

E nesta sexta (19) e sábado (20) rola a festa de São Sebastião, com encontro cultural entre o congo e a capoeira. Oficinas de congo serão ofertadas pelos Mestres Rhullyt Azevedo, Wan Baster Azevedo e Jefinho de Cariacica, e uma homenagem aos pescadores da vila com a encenação do momento da puxada de rede. 

A Batucada de Manguinhos vai marcar presença no evento, junto com a Banda Fanfacongo de Cariacica, formada por pessoas com necessidades especiais. Além dos eventos que evocam a tradição dos povos indígenas, africanos e europeus que formaram a gente brasileira do litoral, Manguinhos tem outras atrações.

Um deles é o circuito gastronômico, formado pelos bares e restaurantes. O Espaço Enseada, Bar e Restaurante Pierrot, o Restaurante Estação Primeira de Manguinhos, Espaço Maria Mariana, Bielito – Cozinha Italiana e o Quintal do Contêiner são algumas das inúmeras casas do balneário.

Essas e outras estão funcionando com horários diversificados e várias delas têm programações com música ao vivo.  Frequentadora do balneário, Juliana Calado é puro amor por Manguinhos. ‘’O bairro é um ótimo lugar para visitar, atrai público diversificado. As edificações possuem um charme de casa de avó e sofisticação, o que dá a sensação de acolhimento e lugar tranquilo ’’, frisa.

 




O que você acha ?

Você é a favor do auxílio moradia para juízes?

Ver Resultados

Carregando ... Carregando ...

Veja também

Portal Tempo Novo

Rua Euclides da Cunha, 394 - sl 103 e 104 - Laranjeiras, Serra, ES

CEP:29165-310 - Tel: 27 3328-5765

Todos os direitos reservados ao Jornal Tempo Novo © Desenvolvido por