O empresário Betinho Sartorio é responsável por marcas conhecidas no mercado capixaba, como cerveja Experta, refrigerantes e água mineral Uai. Nesta entrevista, fala com o Tempo Novo sobre os três anos de lançamento da cerveja Experta. A cerveja caiu no gosto popular, ganhando mercado, ganhando força, e o empresário analisa a boa fase da marca e fala sobre planos para o futuro.
Há três anos, uma cerimônia concorrida marcava o lançamento da cerveja Experta, ocasião onde populares puderam conhecer as instalações da fábrica. o que aconteceu de lá para cá?
De lá para cá, realmente, nesses últimos três anos, todo mundo acompanhou a economia do nosso país. Economia de altos e baixos, alta no dólar, greve dos caminhoneiros e assim por diante. Mas nem por isso nós nos abatemos. Fomos para cima, hoje a Experta é um sucesso. Hoje você tem um produto genuinamente capixaba, que realmente caiu no gosto das pessoas. É uma cerveja puro malte, feita com altíssima qualidade, em um paladar que vem a contemplar boa parte das pessoas que gostam de uma boa cerveja. E a Experta não ficou só aqui no Espirito Santo. Hoje ela também está atuando no Rio de Janeiro, um trabalho fantástico, uma aceitação incrível.
Onde ela pode ser consumida no Rio de Janeiro?
Muitas pessoas não sabem, por exemplo: no restaurante do hotel Copacabana Palace, é a cerveja nossa, com outra marca, a marca De Palace, mas é feita no Espírito Santo, a nossa fábrica, a mesma cerveja que nós envasamos na nossa lata, por exemplo. Hoje você encontra também no Hotel Fasano, no Rio de Janeiro, cerveja produzida por nós, com a marca Jeffrey. Ou seja: você vê que estamos ganhando alta escala ao nível de pessoas exigentes, de um público exigente. E é isso ai, o verão está chegando e nós estamos conseguindo alcançar a cada dia que passa mais metas. Estamos com o projeto de duplicação da fábrica, vamos atingir um volume ainda maior, e com isso a gente acredita que vai conseguir alcançar outros estados também. Mas a nossa prioridade é o Espírito Santo, é fazer um bom trabalho aqui para fazer com que a gente consiga atingir ainda mais esse mercado tão concorrido que é a cerveja, que é dominado pelas grandes marcas ao nível mundo. São empresas que estão no mundo inteiro e a gente consegue sobreviver junto a eles fazendo um trabalho excepcional.
Você costuma dizer que cerveja não é fórmula, é receita. A receita foi correta?
A cerveja é uma receita, é como fazer um bolo, você tem que ter os ingredientes e, cada um tem a sua mania, a sua forma de colocar os ingredientes de uma pitada a mais e uma pitada a menos. A cerveja, depois de muito trabalho, pois não é fácil você conseguir conquistar o paladar das pessoas, é muito difícil porque cada um tem um paladar diferenciado e ganhar esse espaço junto ao consumidor é muito complicado. Mas hoje está ai uma vitória, a gente conseguiu atingir um paladar maravilhoso e está ai o sucesso que é.
O consumidor tem à disposição nos supermercados a Experta em quais embalagens?
Hoje se encontra em praticamente todas as redes de supermercados a lata de 473ml, que hoje aqui no mercado do Espírito Santo é a embalagem que mais vende. A embalagem de 350ml também em lata. Nós temos a garrafa de 600ml, com o lúpulo um pouco mais acentuado, uma cerveja diferenciada para quem é mais exigente ainda com o sabor. A garrafa de 300ml de vidro. Então tanto a garrafa de 600ml quanto a de 300ml são one way, ou seja: descartável, não é retornável. e também o chopp, com barris de 50 e de 30 litros que você encontra nos bons bares da nossa orla e também nos bares da Grande Vitória.
Quantas pessoas a fábrica emprega?
Diretamente nós temos em torno de 100 funcionários; indiretamente em torno de 250 funcionários. Nessa duplicação que estamos planejando para o final do ano a gente deve aumentar em 30% o número de funcionários.
Essa expansão visa alcançar mais mercado ou um projeto mais diferenciado de atender segmentos ou eventos?
O mercado do Espirito Santo é muito grande ainda. É um estado pequeno, mas que tem um grande consumo de cerveja. a gente quer ampliar ainda mais nossa atuação no mercado capixaba e atingir outros estados, como Minas Gerais, que é nosso próximo passo depois do Rio de Janeiro.
Então não vai faltar Experta no verão?
Essa é a ideia, não deixar falta e, realmente, agradar ao turista que vai chegar a partir do mês de dezembro, que passe a consumir e conhecer nosso produto.