Ana Paula Bonelli
A Biblioteca Municipal e Centro Cultural Carlos Correa Loyola, de Valparaíso, está comemorando 12 anos de existência neste mês. O local foi inaugurado em 19 de agosto de 2005 e para festejar a data, será realizado na próxima segunda (28), o ‘Café Literário: queridos diários’ às 14 horas na sede da biblioteca.
O café acontece em parceria com a escola estadual Maria Penedo, onde os alunos da instituição vão apresentar peças teatrais montadas especialmente em alusão a data.
A Biblioteca de Valparaíso recebe público de vários bairros da Serra e de Vitória. Com um acervo de 17.648 exemplares, o local atende pessoas de todas as idades, e possui inclusive, espaço próprio para as crianças até 10 anos oferecendo literatura infantil própria para a idade.
O acervo do local é composto por livros de assuntos variados: didáticos, paradidáticos e literatura de ficção. Entre os livros mais procurados estão os famosos A Cabana; O diário de Anne Frank; Harry Potter, A Saga Crepúsculo, além de clássicos de autores como Machado de Assis, José de Alencar e Jorge Amado. Exemplares de auto-ajuda e religiosos também estão entre os mais procurados de autores como Augusto Cury, Zíbia Gasparetto e Padre Marcelo Rossi.
A biblioteca recebe em média de 650 visitantes por mês e cerca de 7,8 mil por ano.
Outro acervo que é muito procurado na biblioteca é o acervo especial para deficientes visuais. Este acervo é composto por literaturas variadas em braille e CD’S/MP3.
O material foi doado para o município pela Fundação Dorina Nowil para cegos. Os materiais também são emprestados, mediante cadastro prévio na biblioteca.
Para se cadastrar e pegar livro emprestado é necessário preencher uma ficha cadastral apresentando cópias de Identidade, CPF, comprovante de residência e uma foto 3×4.
O atendimento ao público é de 8 às 17h30, de segunda a sexta-feira. A biblioteca está localizada na Avenida Guarapari, 112, Valparaíso. O telefone é o (27) 3318-2117 e 3318-9293.