Mais de dez mil famílias capixabas podem ter bloqueados os benefícios do Bolsa Família a partir de fevereiro. A informação foi divulgada no Diário Oficial (Dio) do Estado nesta terça-feira (6) e atinge a todos que não atualizem os dados no Cadastro Único (CadÚnico) para Programas Sociais do Governo Federal até o próximo dia 16.
Segundo dados do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) mais de 18 mil famílias do Espírito Santo estão com cadastros desatualizados há dois anos. Entretanto, 58% deste total ainda não providenciou a atualização.
Os responsáveis pelo benefício em cada família devem procurar os centros de referência de assistência (Cras) do município onde residem para atualização dos cadastros. O procedimento também pode ser feito nas secretarias municipais de Assistência Social.
É importante atualizar dados no CadÚnico sempre que houver um dado novo na família, como mudança de endereço, renda, troca de escola dos filhos e outras que orientam o controle do Programa.
Famílias que não receberam avisos no extrato de pagamento do Bolsa estão com informações em dia.