Notícias

Bolsonaristas oficializam chapa com Igor Elson na disputa pela prefeitura da Serra

Igor Elson ao lado do senador Magno Malta. Crédito: Yuri Scardini.

Bolsonaristas oficializam chapa pura com Igor Elson na disputa pela prefeitura da Serra
na tarde deste sábado (27), o PL, partido do ex-presidente Jair Messias Bolsonaro, oficializou Igor Elson como candidato a prefeito da Serra. Para a vice, o nome do policial militar Diego Cassotto, conhecido como Cabo Cassotto, também foi confirmado. O PL lançará chapa completa à disputa pela Câmara da Serra, com 24 nomes.

O evento reuniu centenas de pessoas em Laranjeiras, incluindo diversas autoridades partidárias, como o senador Magno Malta e os deputados Capitão Assumção e Danilo Bahiense. Durante todo o evento, Bolsonaro foi ovacionado pelos presentes, apontando que o mote principal será a narrativa nacional entre direita e esquerda.

Magno Malta dominou o microfone por quase duas horas em um pronunciamento de altíssimo teor ideológico. Ele começou falando sobre problemas de saúde que está enfrentando, para depois entrar em aspectos eleitorais. O senador disse que, na primeira gestão do prefeito Sérgio Vidigal, em 1997, ambos foram juntos a Brasília em busca de recursos. Lá, conseguiram condições junto ao Banco do Brasil para quitação das dívidas que a Serra tinha.

Na eleição seguinte, em 1998, Magno esperava que Vidigal o apoiasse para deputado federal, mas na época, o prefeito optou por sua então vice-prefeita, Márcia Lamas. Naquele episódio, Malta afirmou que rachou com Vidigal. O senador afirmou que, já naquele período, os movimentos de direita existiam, mas estavam enclausurados no “poder dominante da esquerda” e precisavam ser “depurados”; um fenômeno que só veio a ocorrer com o surgimento de Bolsonaro no cenário nacional, segundo Magno Malta.

O senador disse que o Brasil está em guerra entre dois lados: “os cristãos, conservadores e pessoas de bem”, referindo-se àqueles que se identificam com a direita bolsonarista; e aqueles que ele considera de esquerda, que, nas palavras dele, foram classificados como “abortistas, comunistas e corruptos”.

Ele ainda fez críticas ao que ele intitulou “Direita Shopee”, em referência à plataforma chinesa de comércio eletrônico. Segundo Magno, essa ‘Direita Shopee’ “se diz de direita” mas estaria alinhada com o PT do presidente Lula, aproveitando vantagens como “cargos federais e ministérios”. Embora Malta não tenha citado nomes, na Serra ele pode ter se referido tanto ao ex-prefeito Audifax Barcelos (PP) quanto a Pablo Muribeca (Republicanos), considerando que ambos estão posicionados à direita no espectro ideológico, porém seus respectivos partidos possuem espaços no governo Lula.

Para Magno Malta, a única direita legítima no país é o movimento bolsonarista: “eles querem usar o PL como escada; nós não precisamos dessa direita Shopee”. O senador ainda usou o microfone para enfatizar que a eleição de 2024 será de fundamental importância para o pleito seguinte, o de 2026, quando os cargos de deputado estadual e federal, além de senador, governador e presidente, estarão em jogo. Ele citou que o plano do PL é eleger “Gilvan da Federal senador da República”.

Ele ainda criticou a população LGBTQIA+ e as Olimpíadas de Paris, que, segundo ele, “blasfemaram” ao fazer uma sátira do quadro ‘A Santa Ceia’ do pintor Leonardo da Vinci. Por fim, Malta expressou total apoio à candidatura de Igor Elson e afirmou com veemência que os bolsonaristas precisam se unir em torno de Igor, que representa os valores “cristãos, da direita e do conservadorismo”.

Igor, por sua vez, fez um discurso que mesclou temas locais com nacionais, apresentando-se como uma alternativa frente à polarização local entre o ex-prefeito Audifax e o atual Sérgio Vidigal. Citou experiências de gestão pública e sua atuação como vereador no 4º ano de legislatura.

O agora candidato a prefeito, Igor Elson, tem 43 anos, é casado e pai de duas filhas. Ele é membro da igreja Maranata há 24 anos, atuando como obreiro. Graduando em Direito, é nascido em Vitória, mas desde recém-nascido mora em Serra Dourada II. Atualmente, reside no bairro Vista do Mestre. Igor foi assessor direto do ex-prefeito da Serra, Audifax Barcelos. Antes de se desvincular politicamente de Audifax, ele ocupou o cargo de Secretário Adjunto de Segurança Pública e Defesa Social durante 1 ano e 3 meses, também foi Secretário de Serviços durante 2 anos e 6 meses e, por último, Secretário de Agricultura durante 6 meses.

Yuri Scardini

Morador da Serra, Yuri Scardini é repórter do Tempo Novo. Atualmente, o jornalista escreve para diversas editorias do portal, principalmente para a editoria de política.

Últimas postagens

Carro capota e pega fogo após motorista avançar sinal em cruzamento na Serra

Carro pegou fogo na avenida da Serra. Crédito: Divulgação Um carro capotou e pegou fogo após o motorista avançar o…

4 horas atrás

Rede estadual: estudantes devem entregar documentos para comprovação de matrícula até sexta (17)

Foto: Divulgação/Sedu-ES Os estudantes que participaram da etapa de pré-matrícula da Chamada Pública Escolar 2025 devem ficar atentos aos prazos…

4 horas atrás

Estado abre concurso público de nível médio para secretário escolar com salário de R$ 2.661

O Estado, através da Secretaria de Educação, abriu concurso público de nível médio para secretário escolar e o salário ofertado…

5 horas atrás

Governo Federal recua e desiste de fiscalizar PIX

O Governo Federal recuou e desistiu de nova fiscalização dos pagamentos feitos por PIX. Crédito: Divulgação O secretário da Receita…

5 horas atrás

Polícia desarticula esquema de adulteração de veículos na Serra

Motocicleta apreendida durante a operação. Foto: Divulgação Com o objetivo de desarticular um esquema de adulteração de veículos automotores na…

5 horas atrás

Quantas doenças podem estar por trás de uma simples coceira em um gato?

Uma simples coceira num gato da raça Sphynx pode significar uma dermatite tipo urticária pigmentosa. Crédito: Freepik Muitas doenças podem causar…

6 horas atrás