Após a visita do ministro da Infraestrutura do Governo Federal no Espírito Santo, Tarcísio de Freitas, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) deve pousar em terras capixabas ainda este ano. E durante o cumprimento de sua agenda no estado, Bolsonaro deve vir à Serra num sobrevoo para acompanhar o andamento das obras do Contorno do Mestre Álvaro, que estão sendo realizadas pelo seu governo.
A principal agenda do presidente no ES será a assinatura de prorrogação por 30 anos do contrato de concessão da Estrada de Ferro Vitória-Minas (EFVM), operada pela mineradora Vale. A afirmação da presença do presidente no evento, previsto para novembro deste ano, foi dada pelo ministro Tarcísio de Freitas, que esteve nesta segunda-feira (5), no estado.
Já o ex-deputado federal, Carlos Manato, que tem atualmente liderado o trabalho no ES para ajudar a criar o partido Aliança Pelo Brasil, anunciado pelo presidente, conversou com o TEMPO NOVO e detalhou um pouco sobre a vinda de Bolsonaro em novembro. Segundo Manato, após o evento da EFVM, o presidente deve sobrevoar a construção do Contorno do Mestre Álvaro, onde poderá acompanhar um pouco mais de perto todo o trabalho que vem sendo feito.
Conforme noticiado ontem, o ministro Tarcísio também veio na Serra visitar a construção do Contorno do Mestre Álvaro. Vale destacar que deputados federais do Espírito Santo participaram da visita, juntamente outras autoridades. Sobre a visita do Ministro, Manato disse que isso deve acontecer com mais frequência.
“O Governo Bolsonaro é diferente. O ministro sempre, de quatro em quatro meses, ele vai visitar a obra, olhar o estágio da obra e se está no cronograma certo. Esse é o estilo da gestão de Bolsonaro: acompanhar as obras que estão sendo feitas com dinheiro do governo Federal”, disse à reportagem.
Contorno do Mestre Álvaro
As obras do Contorno do Mestre Álvaro estão a todo vapor e devem ser entregues no próximo ano. A previsão é que 36 bairros da cidade serão beneficiados com redução do trânsito, após a finalização da construção, já que a rodovia desafogará o trânsito da BR-101.
O Governo Federal, responsável pelo contorno, deu prazo até o fim de 2021 para a entrega da obra, que está sendo realizada através do Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte (DNIT). A empreiteira responsável é a Contractor. No projeto, a previsão de gastos é de R$ 381 milhões.