Você consegue imaginar andar em um lugar em que você não precisa se preocupar com sua bolsa, seu celular, pode estacionar seu carro fora da garagem e o transporte público é rápido e tranquilo?
Foi assim que me senti na Europa por alguns dias, a sensação é de estar em um universo paralelo.
A comparação pode soar injusta, pois a Europa tem um histórico muito mais antigo, com guerras e influências culturais muito diferentes. O Brasil é um país jovem que ainda está construindo sua identidade e segurança econômica. A Serra mais ainda. Mas é bom se espelhar em bons exemplos.
Na Holanda as pessoas já separam o lixo em suas casas e, por causa da herança dos tempos de privação da guerra, as pessoas são mais conscientes na hora de comprar, consumir e descartar produtos.
O Brasil é abençoado com um clima ótimo, pessoas calorosas, uma terra fértil e belas praias que sempre convidam para uma festa mesmo que a situação esteja feia na economia e segurança. Tanto calor e alegria por outro lado talvez tenham gerado um certo conformismo, afinal, quando você caminha na orla sente que tudo vale a pena e a alegria dos amigos na mesa de bar faz com que tudo pareça sob controle.
Estamos caminhando para tempos de privação com a queda da nossa moeda, o que está tornando difícil comprar produtos importados e até mesmo frequentar os mesmos lugares de antes.
A privação não será a mesma de um país que recebeu uma guerra mundial, mas vai trazer consciência de que uma hora a cerveja pode acabar e nem só de festa uma cultura se sustenta. Nossa cultura é linda, mas precisa também ser séria.
Casagrande lançou o ParkLog nesta terça-feira. Crédito: divulgação. Foi lançado na tarde desta terça-feira (26/11) o Programa Estruturante ParklogBR/ES. O…
A peça “Parque Teatral - A Folia do Deus Menino”, será apresentado no Parque da Cidade e foi inspirado na…
A Vale anunciou novas vagas de emprego para todos os níveis de escolaridade. Crédito: Divulgação A mineradora Vale abriu inscrições…
Em cena, o tenor Eduardo Santa Clara, o violinista Hariton Nathanailidis e o pianista Roger Bezerra, que prometem encantar o…
As atividades são promovidas pelo projeto Lona de Cultura e Arte e começam a partir das 14 horas, na praça…