Depois de quase três meses uma operação de “guerra”, bombeiros finalmente encerram o combate ao incêndio na área das turfas, no entorno do Mestre Álvaro. A assessoria do Corpo de Bombeiros informou que as ações terminaram nesta quarta (20), onde a abertura de canais transversais ao Canal dos Escravos e outros menores que cortam a região deixaram as baixadas totalmente alagadas, a fim de evitar que novos incêndios ocorram.
Segundo o Coordenador da Defesa Civil do Estado, Coronel Patrick Marchetti Bonno, em abril, uma média 90 bombeiros e de 30 civis entre funcionários da Prefeitura da Serra, Departamento de Estradas de Rodagem (DER), Cesan, Prefeitura de Vitória e Instituto Estadual de Meio Ambiente (Iema) trabalhavam diariamente no combate ao incêndio.
O incêndio das turfas foi sentido por vários bairros da Serra e até de Vitória, cujos moradores sofreram com a fumaça por quase quatro meses, do início fevereiro ao início de maio. Vários registros de problemas respiratórios foram feitos no município, especialmente nos bairros do entorno do incêndio.
A situação só foi controlada quando canais foram abertos para encharcar o solo do local. Confira o vídeo que retrata os meses do trabalho de combate, incluindo uma breve explicação sobre as turfas.