Os militares do Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo (CBMES) receberam uma nova ferramenta para o treinamento em busca e resgate em incêndios estruturais: o Denver Drill. A introdução desse exercício ocorreu durante as aulas do Curso de Habilitação de Sargentos (CHS) de 2024.
O material foi destinado exclusivamente aos treinamentos realizados no Centro de Ensino e Instrução do Corpo de Bombeiros (CEIB), em Civit I, na Serra. “A iniciativa foi possível graças à doação da Quality Madeiras, representada pelo Sr. Derby Neto, que se destacou como um parceiro fundamental na capacitação dos bombeiros”, explica o major Patrício, subchefe do Centro de Ensino e Instrução de Bombeiros do CBMES.
Segundo o major, essa doação é um grande passo na nossa missão de salvar vidas. “As técnicas aprendidas com o Denver Drill aprimoram a capacidade dos bombeiros de realizar resgates em situações críticas, incluindo o salvamento de colegas inconscientes em espaços restritos”
O Denver Drill consiste em um exercício que simula um corredor estreito onde os socorristas encontram uma vítima (um bombeiro) inconsciente, com uma janela para acesso e retirada da vítima. O método foi desenvolvido nos Estados Unidos após uma ocorrência em que bombeiros enfrentaram dificuldades para resgatar um colega acidentado durante um incêndio.
Conforme apurado por Tempo Novo, a prática foi apresentada aos bombeiros por meio de um curso ministrado pelo Capitão Eddy Pacheco e pelo Sr. Carlos da Rescue Treinamentos, profissionais renomados na área de resgate. “A experiência foi considerada enriquecedora e essencial para o aprimoramento das habilidades dos militares”, detalha o major.
Com o Denver Drill, o CBMES reforça seu compromisso com a capacitação contínua de seus integrantes, promovendo a segurança e eficiência nas operações de resgate.