Informações de bastidores da Câmara da Serra dão conta de que dois partidos irão ter dificuldades para fechar a chapa de vereadores e disputar as eleições de 2016. Trata-se de PMDB e da Rede, ambos com bancadas pesadas, quatro vereadores cada. Por ser o partido do chefe do Executivo, alguns correligionários do prefeito poderão compor a chapa da Rede. Apesar disso, já tem vereador filiado à legenda que estuda a possibilidade de desfiliação. “Não vejo ninguém ali para compor chapa”, disse, incrédulo, um vereador redista à coluna.
“Vou ficar”
Já os parlamentares da bancada do PMDB, liderada pelo veterano Luiz Carlos Moreira, afirmam que permanecerão filiados. Especulou-se que Jorjão Silva poderia sair, mas ele nega. “Vou ficar e disputar aqui a reeleição”, prometeu.
Rivalidade no ‘zap zap’
O que não faltam nos grupos de WhatsApp são especialistas virtuais sobre a conjuntura política local, estadual e até nacional. Nos grupos de discussão política da Serra, a polarização entre os correligionários do atual prefeito, Audifax Barcelos (Rede) e do ex, Sérgio Vidigal (PDT) fica nítida, por meio de rusgas e trocas de farpas.
Fé cega, faca amolada
Mas o que atrapalha uma análise mais isenta é que muitos se baseiam no próprio sentimento e visão subjetiva dos arranjos que movem os caciques da política para fazer suas previsões.
Atrasado
O link “Portal da Transparência” da Prefeitura da Serra está com dados desatualizados sobre contratos, aditivos contratuais, vencimentos de servidores e outros. A coluna tentou, esta semana, acesso às informações que deveriam estar disponibilizadas ao cidadão na página, e a informação sobre a última atualização feita, é 18 de janeiro. A Prefeitura alega que é um problema técnico que será resolvido nos próximos dias.
Mulherada forte
Mulheres da Serra estão com tudo. Com a perspectiva de duas mulheres assumirem a presidencia de partidos, Madalena Santana (PTB) e Sueli Vidigal (PDT), o movimento feminino ganha força, pois já conta com os nomes de Neidia Maura (PSD-presidente da Câmara de Vereadores) e Lourência Riani (PT-vice-prefeita). Também temos secretárias municipais,lideranças comunitárias e outras, que conciliam atividades profissionais e pessoais com a movimentação política.
Contas de Sabino
O vereador Sebastião Sabino (PT) vai realizar no dia 3 de março (quinta-feira), às 19 horas, no Centro Comunitário Manoel Plaza, a plenária de Prestação de Contas do seu primeiro ano de mandato, quando divulgará as principais ações parlamentares como projetos de lei, indicações e requerimentos.
O voo de Aécio
Nos corredores da Câmara da Serra comenta-se que o vereador Aécio Leite (PT) está bem capitalizado para se reeleger ao cargo em dois de outubro. Especula-se também que ele já se movimenta junto a outros vereadores tidos por ele com chances de vitória, articulando-se para ser o próximo presidente da Casa.
CPI do transporte escolar
A Câmara de Vereadores se prepara para instalar uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar o transporte público escolar da Serra. Vereadores dizem que há denúncias sobre preço abusivo do contrato, ônibus sem condições de uso, sem o cinto de segurança e suposta irregularidade na contratação da nova empresa. “Temos nove assinaturas e o pedido para instalação da comissão deve ser protocolado nesta quinta-feira”, afirmou Basílio da Saúde (Pros), proponente da CPI.