Categories: Arquivo

Bordadeiras de Novo Horizonte unem forças e ampliam vendas

Os produtos são expostos na praça do bairro e em feiras de economia solidária. Foto: Fábio Barcelos

Clarice Poltronieri

Uma história de união que deu certo. É o que se pode dizer de um grupo de seis mulheres do bairro Novo Horizonte, na Serra, que se uniu para costurar e bordar. Batizado como Flor do Litoral, o grupo criou a Associação Bem Viver, que atualmente beneficia cerca de 40 pessoas, entre as trabalhadoras e seus familiares.

“Registramos a associação há cinco anos, mas nosso grupo começou junto há uns 10. A renda ajuda a manter cerca de 40 pessoas, juntando nossas famílias”, explica Maria Aparecida de Castro Vieira, vice-presidente da Associação Bem Viver.

Ela relata que os maridos também ajudam nas feiras e entregas de produtos, além da manutenção do prédio da Associação, que é um espaço cedido pela prefeitura para o trabalho delas e de outros grupos que queiram entrar na Associação, cujo convite está aberto a interessados.

O Flor do Litoral trabalha com bordados à mão em diversos pontos, mas também tem outras frentes. “Além dos bordados, fazemos sublimação, uniformes para empresas e todo tipo de trabalho manual de costura. Estamos produzindo 150 figurinos para uma escola particular de Vitória, pelo terceiro ano consecutivo. No início do ano, costumamos fazer trabalhos para igrejas, particulares, encomendas para aniversários (bonecos)”, diz Maria.

O trabalho da associação é baseado na economia solidária, ou seja, parte do dinheiro arrecadado com as vendas é usado na compra de materiais (30%) e o restante é dividido em partes iguais entre as seis associadas, que são também as responsáveis por tomar todas as decisões.

A arte das bordadeiras também é exposta em feiras de agricultura familiar e economia solidária, inclusive em outros estados. E quem quiser conhecer os trabalhos, a Associação Bem Viver tem uma loja com produtos à venda na praça de Novo Horizonte que abre nas sextas, após às 17h, e sábados, após às 16h. Contatos pelo 99817-1698/99843-4338.

Ana Paula Bonelli

Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Últimas postagens

Estado oferta concurso público de nível médio com 600 vagas e salário de R$ 4.710

O Estado oferta concurso público de nível médio com 600 vagas e salário de R$ 4.710. Crédito: Divulgação O Governo…

2 horas atrás

Músico serrano EXK lança mixtape “Coração Cravejado” com cinco faixas de trap

O conceito da mixtape que é regada a trap music, nasceu em 2023, durante um momento de transformação na vida…

2 horas atrás

Provocação? Vila Velha invade a Serra para convidar os serranos para o seu Réveillon

A Prefeitura de Vila Velha invadiu a Serra para convidar os serranos ao seu Réveillon, nas praias canela-verde. Crédito: Gabriel…

4 horas atrás

Fundão inicia os tradicionais festejos folclóricos de São Benedito e São Sebastião

Os Tradicionais Festejos de São Benedito e São Sebastião em Fundão, prosseguem com a Visita à Bandeira, no dia 30…

4 horas atrás

SBT abandona TV Tribuna, que agora é afiliada da Band no ES; veja o que muda

A TV Tribuna agora será afialiada da Band no Espírito Santo, após o SBT romper o contrato com a afialiada.…

4 horas atrás

Homem é torturado até a morte e encontrado com pés e pescoço amarrados na Serra

Crédito: Divulgação Um homem, cuja identidade não foi revelada, foi encontrado morto na madrugada deste domingo (22). O crime ocorreu…

1 dia atrás