Por Ana Paula Bonelli / Gabriel Almeida
Com melhorias previstas só para 2016, pais de crianças que estudam no Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Primavera que fica em Laranjeiras Velha terão de esperar para que suas reivindicações sejam atendidas pelo município.
A reclamação dos moradores é que a creche precisa de manutenção. As principais queixas são a falta de pintura, o fácil acesso de animais na área de lazer das crianças, a falta de um berçário e principalmente a central de gás que fica no meio do playground onde os alunos brincam.
Sônia Cristina Cirilo, cuidadora de duas alunas que estudam no CMEI Primavera, uma de 2 e outra de 3 anos reclama da falta de um berçário. “Todas as creches têm. É um absurdo não contarmos com este serviço. Outra coisa é aquele gás que fica ao lado do local onde as crianças brincam”.
Outra reclamação de Sônia é a falta de manutenção na pintura da creche. “Desde que foi inaugurada há cerca de cinco anos o CMEI foi pintado apenas uma vez”, denuncia.
Thainá de Paula Gomes, mãe de uma aluna de dois anos diz que sua preocupação é com o estado da área do playground que é aberta, ficando a areia do parquinho exposta a chuva e sol. “O muro é baixo e tem um matagal logo atrás que atrai animais, ratos e gatos tem fácil acesso a areia da área de lazer das crianças e ainda tem a central de gás que é um perigo”.
No último dia 02, o vereador Gideão Svensson (PR), esteve no local e constatou a situação. “A central de gás está dentro da área de lazer das crianças e representa perigo extremo. Vou levar, inclusive, este problema ao Ministério Público, porque fere todas as normas de segurança. Aquilo é uma bomba relógio”, denuncia Svensson.
Prefeitura diz que melhorias só em 2016
A secretária de Educação da Serra em exercício, Lêda Calente disse que o CMEI Primavera receberá melhorias, só que somente em 2016. Isto porque, segundo ela, a Prefeitura está em processo de licitação para contratação de uma empresa para fazer manutenção em escolas e creches. “Estamos aguardando a realização deste processo. Será feita uma vistoria do CMEI para serem enumeradas as melhorias necessárias. A partir daí, a creche entra no cronograma de manutenção do município”.
Com relação a central de gás, a secretária disse que não representa perigo. “Já foi feita uma vistoria pelo Corpo de Bombeiros que liberou o local”.