Um animal marinho, da espécie Boto-cinza – espécie costeira habitual no litoral capixaba foi encontrada morta e grávida na Praia de Carapebus, na Serra.
De acordo com Lupércio Araújo Barbosa, do Instituto Orca, o corpo foi encontrado por banhistas na segunda-feira (3) e foi imediatamente recolhido pelo Instituto Orca por volta das 14h30 e levado para a sede do instituto em Guarapari. Lá, os cientistas constaram que se tratava de um Boto-cinza que estava prenhe e o feto foi retirado antes do procedimento de necrópsia que irá investigar a causa da morte do boto.
“A julgar pelas estatísticas, a primeira causa a se pensar é captura em rede de pescador artesanal, armadas a poucos metros da praia”, lamenta Lupércio.
+ Após aderirem a greve no Jayme funcionários com deficiência são demitidos por justa causa
Infelizmente, tem se tornado cada dia mais comum assistir a este tipo de cena. Em dezembro de 2022 uma orca foi encontrada morta na Serra, só que em Costa Bela. Dentro da baleia, foram encontrados quase um metro de plástico no seu estômago.
Os Botos-cinza são animais marinhos de grande importância ecológica, sendo considerados um importante indicador de saúde dos ecossistemas costeiros. Além disso, são animais extremamente inteligentes e sociáveis, formando grupos familiares e interagindo entre si de diversas formas.
No entanto, essa espécie vem sofrendo com diversas ameaças, entre elas a pesca predatória e a degradação do ambiente marinho. A captura acidental em redes de pesca é uma das principais causas de mortalidade dos Botos-cinza, o que tem levado a uma redução significativa de sua população nos últimos anos.
Além disso, a poluição dos oceanos é outro grande problema enfrentado pelos animais marinhos em todo o mundo. O caso da orca encontrada morta com quase um metro de plástico em seu estômago é apenas um exemplo das consequências desastrosas da poluição marinha.
É importante lembrar que cada um de nós tem um papel fundamental na preservação da fauna e da flora marinha. Pequenas atitudes do dia a dia, como evitar o uso de plásticos descartáveis e descartar corretamente o lixo, podem fazer uma grande diferença na conservação do meio ambiente.
Por isso, é fundamental que as autoridades e a população em geral trabalhem juntas para proteger os animais marinhos e seus habitats naturais, garantindo um futuro sustentável para todos nós.
Foto: divulgação A Serra foi premiada com o Certificado de Boas Práticas em Gestão de Risco e Desastre pelo projeto…
Presidente Lula virá ao Espírito Santo. Foto: Divulgação O presidente da República, Luís Inácio Lula da Silva (PT), deve visitar…
O Estado oferta concurso público com 600 vagas de nível médio e salário de R$ 4.716. Crédito: Divulgação O Governo…
Foto: Arquivo Jornal Tempo Novo Sob o argumento de minimizar os impactos das altas temperaturas durante o período de verão,…
Pablo Muribeca criticou a identificação dos funcionários, alegando que alguns uniformes continham a logomarca da Prefeitura da Serra. Crédito: Divulgação…