O condomínio de luxo Boulevard Lagoa, localizado na Serra, foi multado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente devido à retirada de vegetação em uma Zona de Proteção Ambiental (ZPA) de mil metros quadrados, numa área localizada dentro do próprio empreendimento. Entretanto, a administração do condomínio nega ter cometido o crime ambiental e afirma que realizou apenas limpeza de uma região que dá acesso a carros que combatem possível incêndios.
A justificativa foi concedida ao TEMPO NOVO na tarde desta terça-feira (27). De acordo com a administração do Boulevard Lagoa, a limpeza desta área é entendida como necessária, já que oferece acesso para combate a incêndios. Sem essa via livre, um foco de fogo pode representar risco eminente para a vegetação, já que com o inverno o tempo se torna mais seco e propicio a propagação destes focos.
Segundo a Prefeitura da Serra, a autuação aconteceu na última quarta-feira (21). O valor da multa aplicada é de R$50 mil, mas o condomínio tem prazo de 30 dias para recorrer, mas caso decida pagá-la sem contestação terá direito a um desconto de 30% – neste caso a sanção cairá para R$ 35 mil.
Sobre isso, o Boulevard Lagoa afirma que vai entrar com recurso para recorrer da multa. A afirmação foi feita por Enio Carlos Prudente, que é diretor de segurança, manutenção e obras da Associação Boulevard Lagoa.
“Será provada nos autos que tal área contempla apenas vegetação continuada de braquiária, que é uma vegetação já utilizada há muitos anos na região para alimentação animal. Inclusive a cerca de contenção é para esses animais, que já existe há tempo. Cabe ressaltar o cuidado que a associação BL tem com sua área verde, visto e notória na convivência harmoniosa com espécies raras de nossa fauna que nos alegra em visitas constantes. Isso se traduz justamente pela atenção e cuidados dados a esta reserva”, afirmou o diretor.
Ainda em conversa com a reportagem, Enio Carlos Prudente ressaltou o cuidado que o condomínio Boulevard Lagoa possui com a natureza. De acordo com o diretor, de maneira inédita, foi criada a Diretoria de Meio Ambiente – que tem como objetivo preservar espécies de animais e a natureza que cerca o residencial.
“Não sei se sabem, mas uma das grandes preocupações nossa sempre foi o Meio Ambiente. E por isso de maneira inédita criamos a atuante Diretoria de Meio Ambiente. Em nosso corpo jurídico, temos a presença de uma advogada especialista na matéria. Desde o início já fizemos várias reuniões com órgãos ambientais”, destacou.
Enio ainda disse que constantemente recebe visitas solicitadas de órgãos de fiscalização. “Também por duas ocasiões solicitamos e recebemos a visita de equipes de fiscalização da Polícia Militar ambiental para mapeamento de possíveis focos de irregularidades e ainda para monitoramento de animais silvestres”, finalizou.
Os parasitas intestinais de felinos são comuns, especialmente em gatos que têm acesso ao ambiente externo ou que não recebem…
publicidade legal - 05-02-2025 - 3ª ediçãoBaixar
publicidade legal - 05-02-2025 - 2ª ediçãoBaixar
Crédito: divulgação. O supermercado Extrabom iniciou uma nova ação voltada para o público que frequenta a orla de Jacaraípe durante…
A Prefeitura da Serra anunciou entrega de uniformes e kits de material escolar para 65 mil alunos. Crédito: Divulgação O…
Entre os dias 7 e 9 deste mês acontece, no Ifes de Cariacica, o Invent for the Planet (IFTP), evento…