Categories: Notícias

BR 101 tem aumento de quase 40% nas mortes

No dia 22 de junho, carreta com granito bateu de frente com ônibus, causando 23 mortes. Acidente em Guarapari foi o pior da história do ES. Foto Divulgação

Clarice Poltronieri

As mortes por acidentes de trânsito no trecho capixaba da BR 101 tiveram aumento de 38,33% no 1º semestre de 2017, em comparação ao mesmo período de 2016. Os dados são do relatório semestral da Polícia Rodoviária Federal do ES, divulgado na última terça (15) apontando todos os acidentes em vias federais no estado entre janeiro e junho deste ano.

Se consideradas todas as vias federais que cortam o estado, o aumento no número de mortos foi de 9,78% – de 92, em 2016, para 101 neste ano. Dessas, sete vítimas foram no trecho de 39 km em que a via corta o município da Serra.

As mortes no município só não foram maiores que nos trechos de Guarapari e Linhares. Em Ibiraçu e Sooretama também foram sete vítimas fatais. Em outros municípios cortados pela BR 101 onde houve mortes o número variou de um a quatro.

Apesar do aumento no número de vítimas fatais, os acidentes na BR 101 reduziram 6,21%. Foram 1.142 casos nos sete primeiros meses de 2016 contra 1.071 este ano. 

O ano de 2017 foi marcado pelo maior acidente registrado na história do estado, envolvendo uma carreta de granito, duas ambulâncias e um ônibus de viagem, no município de Guarapari. O desastre matou 23 pessoas e aconteceu num trecho que já deveria estar duplicado pela concessionária Eco 101, responsável por administrar a via desde 2013.

A empresa cobra pedágio desde maio de 2014 e a tarifa já foi reajustada em mais de 40% desde então. Mas recentemente a Eco declarou que não irá cumprir o contrato que exige a duplicação da rodovia. A empresa alega problemas de licenciamento ambiental, desapropriações e queda no fluxo de veículos por conta da crise econômica.

 

 

Ana Paula Bonelli

Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Últimas postagens

Incrível Cervejaria agita Bicanga com programação especial de fim de ano

A Incrível Cervejaria promoverá shows, happy hours com chopps e promoções exclusivas. Crédito: Divulgação A Incrível Cervejaria Artesanal, em Bicanga,…

2 dias atrás

Mortes no trânsito da Serra aumentam e cidade lidera ranking estadual

A Serra segue como a cidade com o maior número de mortes no trânsito no estado, somando 61 óbitos nos…

2 dias atrás

Serra vai se tornar a capital do Espírito Santo nesta quinta-feira (26)

A Serra vai se tornar a capital do Espírito Santo nesta quinta-feira (26). Crédito: Divulgação A Serra, maior cidade do…

2 dias atrás

Festa de São Benedito continua na Serra com puxada e fincada do mastro

A puxada e a fincada do mastro de São Benedito chega este ano a 179 anos de fé e tradição…

2 dias atrás

Equipe de transição de Weverson entrega relatório e destaca organização financeira da Serra

Nesta segunda-feira (23), a equipe de transição de mandato do prefeito eleito Weverson Meireles (PDT) concluiu o relatório final, formalizando…

3 dias atrás

Defesa Civil emite alerta de chuvas intensas no ES e assusta moradores; entenda o aviso

Alerta da Defesa Civil para risco de chuvas intensas foram enviadas para milhares de celulares e smartphones. Crédito: Divulgação A Defesa…

3 dias atrás