Categories: Saúde

Brasil registra primeira morte por coronavírus

A morte foi registrada em São Paulo. Foto: Pixabay

Foi confirmada na manhã desta terça-feira (17), a primeira morte por coronavírus no Brasil. Até então, só haviam casos confirmados e nenhuma vítima fatal. A confirmação do óbito, um homem de 64 anos, foi realizada no estado de São Paulo.

SP tem o maior número da Covid-19. Até ontem, eram 152 casos — em todo o país são 232. No Espírito Santo, já são oito casos confirmados e 134 suspeitos. Para tentar conter o avanço da doença, o Governo do Estado anunciou uma série de medidas. Uma delas foi a suspensão das aulas nas escolas estaduais e o adiantamento das férias escolares.

A Prefeitura da Serra também cancelou as aulas nas escolas e creches municipais. Apesar disso, as unidades de ensino ficarão abertas até a próxima sexta-feira (20), para receber os alunos que precisarem ficar nas escolas. A partir do dia 23, as unidades serão abertas somente para merenda.

Outra ação do Governo do Estado é que os moradores das cidades capixabas, incluindo a Serra, que apresentarem sintomas gripais (febre e sintomas respiratórios) serão isolados por 14 dias. A medida foi publicada numa portaria da Secretaria de Estado da Saúde e obriga que as unidades de saúde autorizem esses pacientes a ficar em suas casas durante o período, através de atestado médico.

De acordo com a portaria publicada pela Sesa, os médicos de todo o estado estão autorizados a prescrever o isolamento para pacientes que tiveram com esses sintomas gripais. Na prática, o morador receberá um atestado médico de 14 dias e será orientado a não sair de sua casa. Durante o isolamento, ele também deve manter distância de suas familiares e evitar o compartilhamento de objetos pessoais.

A portaria ainda explica que o paciente não precisa estar com um caso grave para ser isolado. O texto diz que serão mantidos em casa todos, inclusive aqueles “sem sinais de gravidade, independentemente de confirmação laboratorial, definidos em ato médico dentro da rede pública e privada”.

Gabriel Almeida

Jornalista do Tempo Novo há mais de oito anos, Gabriel Almeida escreve para diversas editorias do jornal. Além disso, assina duas importantes colunas: o Serra Empregos, destinado a divulgação de oportunidades; e o Pronto, Flagrei, que mostra o cotidiano da Serra através das lentes do morador.

Últimas postagens

Eleições 2024: confira as condutas consideradas ilícitos eleitorais

A pouco mais de uma semana para as eleições municipais de 2024, candidatos e eleitores devem estar atentos sobre o…

14 horas atrás

Comunicados – 26/09/2024 – 3ª edição

publicidade legal - 26-09-2024 - 3ª ediçãoBaixar

14 horas atrás

Câncer de mama: médica aponta 6 verdades pouco conhecidas sobre a doença

O câncer de mama é uma das neoplasias malignas mais frequentes entre as mulheres, ficando atrás apenas do câncer de…

15 horas atrás

Plantas tóxicas para cães: um guia de segurança para proteger seu amigo de quatro patas

A convivência com plantas em casa é um prazer para muitos, trazendo beleza e frescor ao ambiente. Porém, para quem…

16 horas atrás

Bolsonaro fará carreata na Serra em apoio a Igor Elson

Igor Elson tem o apoio de Bolsonaro e Magno Malta. Crédito: divulgação. O ex-presidente Jair Bolsonaro estará no Espírito Santo…

16 horas atrás

Manguinhos Gourmet, na Serra, terá programação musical nesta sexta-feira e sábado

Uma das atrações da noite musical do Manguinhos Gourmet, na Serra, é a banda Som de Vinil que se apresenta…

17 horas atrás