Categories: Saúde

Brasil registra primeira morte por coronavírus

A morte foi registrada em São Paulo. Foto: Pixabay

Foi confirmada na manhã desta terça-feira (17), a primeira morte por coronavírus no Brasil. Até então, só haviam casos confirmados e nenhuma vítima fatal. A confirmação do óbito, um homem de 64 anos, foi realizada no estado de São Paulo.

SP tem o maior número da Covid-19. Até ontem, eram 152 casos — em todo o país são 232. No Espírito Santo, já são oito casos confirmados e 134 suspeitos. Para tentar conter o avanço da doença, o Governo do Estado anunciou uma série de medidas. Uma delas foi a suspensão das aulas nas escolas estaduais e o adiantamento das férias escolares.

A Prefeitura da Serra também cancelou as aulas nas escolas e creches municipais. Apesar disso, as unidades de ensino ficarão abertas até a próxima sexta-feira (20), para receber os alunos que precisarem ficar nas escolas. A partir do dia 23, as unidades serão abertas somente para merenda.

Outra ação do Governo do Estado é que os moradores das cidades capixabas, incluindo a Serra, que apresentarem sintomas gripais (febre e sintomas respiratórios) serão isolados por 14 dias. A medida foi publicada numa portaria da Secretaria de Estado da Saúde e obriga que as unidades de saúde autorizem esses pacientes a ficar em suas casas durante o período, através de atestado médico.

De acordo com a portaria publicada pela Sesa, os médicos de todo o estado estão autorizados a prescrever o isolamento para pacientes que tiveram com esses sintomas gripais. Na prática, o morador receberá um atestado médico de 14 dias e será orientado a não sair de sua casa. Durante o isolamento, ele também deve manter distância de suas familiares e evitar o compartilhamento de objetos pessoais.

A portaria ainda explica que o paciente não precisa estar com um caso grave para ser isolado. O texto diz que serão mantidos em casa todos, inclusive aqueles “sem sinais de gravidade, independentemente de confirmação laboratorial, definidos em ato médico dentro da rede pública e privada”.

Gabriel Almeida

Jornalista do Tempo Novo há mais de oito anos, Gabriel Almeida escreve para diversas editorias do jornal. Além disso, assina duas importantes colunas: o Serra Empregos, destinado a divulgação de oportunidades; e o Pronto, Flagrei, que mostra o cotidiano da Serra através das lentes do morador.

Últimas postagens

Dupla em moto é flagrada trafegando na contramão na Serra

O carona tentou fugir da abordagem, mas logo foi alcançado por um militar/ Reprodução Redes Sociais Dois homens em uma…

12 horas atrás

Homem é baleado e socorrido por militares na Serra

DHPP da Serra. Foto: Divulgação/PCES Um homem foi baleado na noite da última sexta-feira (31), no bairro Vista da Serra…

12 horas atrás

Mercadinho Criativo oferece opções de produtos artesanais em shoppings da Serra

O evento continuará sua itinerância entre os shoppings ao longo do ano, criando novas oportunidades para os expositores/ Divulgação Quem…

18 horas atrás

Palestra sobre liderança e transformação econômica e social das cidades acontece na Serra

Reprodução Google Maps Na próxima terça-feira (4), às 19h30, a cidade de Serra será palco de um evento de grande…

19 horas atrás

Praia limpa: mais de 20 quilos de lixo retirados de praia na Serra

Presidente da Câmara da Serra, Saulinho, participa da ação Praia Limpa e reforça compromisso ambiental/ Divulgação Mais uma edição da…

2 dias atrás

Área de unidade de saúde de São Diogo pega fogo na Serra

A unidade de saúde foi inaugurada em outubro de 2023. Reprodução Leitor Tempo Novo Um incêndio na área da Unidade…

2 dias atrás