Tradicionalmente realizada no fim do ano, a brincadeira de “amigo x” é mais do que uma oportunidade de confraternização. Na verdade, o amigo-oculto movimenta a economia. Este ano, a estimativa é de que 37% dos brasileiros participem da brincadeira, estimulando uma movimentação em torno de R$ 6,3 bilhões na economia.
É o que apontam os dados da pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), em parceria com a Offer Wis. No Espírito Santo, os lojistas estão otimistas e ansiosos pelos presentes trocados nesta famosa brincadeira.
De acordo com o levantamento feito em 27 capitais brasileiras, em média, os consumidores pretendem participar de 1,6 eventos de amigo-oculto. Dos que irão participar, 75% pretendem fazer a brincadeira com familiares, 36% com amigos e 26% com colegas do trabalho.
Em média, os consumidores pretendem gastar R$ 64,4 com cada presente. Estima-se que 59,7 milhões de pessoas participem de brincadeiras de amigo-oculto em 2021.
O diretor da Câmara de Dirigentes Lojistas da Serra (CDL Serra), Samuel Valle, está otimista com a promessa de venda: “além de estimular a economia, o “amigo-x” é muito saudável. Estimula a confraternização e torna o ambiente mais festivo e alegre”, destaca.
Os dados da pesquisa sobre as vendas de presentes para amigo ocultos estão disponíveis no link clicando aqui.