Ayanne Karoline
Considerada a quarta melhor data para o comércio brasileiro, o Dia dos Pais deve trazer um crescimento de 5% para o faturamento do comércio da Serra, em relação ao mês de julho. As lojas e shoppings da cidade prepararam promoções e já percebem movimento crescer.
De acordo com informações do diretor da Câmara Dirigente de Lojistas (CDL) Serra, Samuel Valle o serrano deve gastar, em média, cerca de R$ 100 com o presente. Os itens mais procurados serão roupas, calçados e até itens de perfumaria. “Devemos ter um queda em relação à data no ano passado, mas teremos aumento nas vendas em relação ao mês anterior, o que significa uma recuperação importante em tempos de crise”, pondera Valle.
Os bairros de Porto Canoa, Jacaraípe e Serra-Sede devem figurar como pontos de bom movimento, mas será o comércio de Laranjeiras o grande beneficiado, segundo Valle. Só na Avenida Central são esperadas mais de 40 mil pessoas no dia mais movimentado.
Quem tem loja no local prepara promoções atrair os clientes. Caso da loja de calçados Elmo, que venderá kits promocionais preparados especialmente para os pais. Há opções de calçados e acessórios até pela metade do preço. “As vendas devem aumentar a partir da semana que vem, mas já estamos vivendo uma melhora discreta”, revela o auxiliar de vendas Jhonis Barcelos.
Na loja de moda masculina Empório Maia, que fica dentro do Mall em Colina de Laranjeiras, o movimento já começou a melhorar. Segundo a vendedora Thaís Santos as camisas polos e sociais são os presentes mais comprados. “A expectativa é de que o movimento dobre em relação aos outros meses”, frisa.
Segundo estimativas da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Espírito Santo (Fecomércio-ES), a data deve registrar retração de 4,9%, comparado ao ano passado, que apresentou queda de 9% em relação a 2014.
De acordo com o presidente da Fecomércio-ES, José Lino Sepulcri, o consumidor está cauteloso. “Apesar da inflação estar cedendo, a retração do consumo é resultado, principalmente, da falta de crédito e do desemprego. As datas comemorativas sempre dão um fôlego a mais para as vendas, mas ainda não serão capazes de repor as perdas acumuladas ”, destaca.