Ao custo de R$ 10 milhões, a obra da nova Rotatória de Maringá – que acabou de ser entregue pela Prefeitura da Serra – já está gerando grandes transtornos para os motoristas que precisam circular pela região todos os dias. Além das reclamações já feitas por populares, como falta de sinalização, curvas fechadas e iluminação precária, um bueiro que estava aberto numa das pistas quase causou um capotamento de dois carros. O Município afirma que a construção, que durou pouco mais de dois anos, já foi finalizada, mas ainda são feitas melhorias na sinalização e iluminação.
O acidente envolvendo dois carros aconteceu no último sábado (5), quando dois veículos bateram num pedaço de madeira que estava sendo usado para sinalizar a falta da tampa de bueiro. Uma das vítimas do acidente conversou com o TEMPO NOVO e reclamou do problema, que ocorre numa obra muito nova. Ainda segundo ela, seu carro quase capotou quando atingiu a madeira e o bueiro, que fica invisível por conta de uma curva bem fechada, que foi construída no local.
“Fizeram uma curva fechada e quando eu olhei para um lado para ver se vinham carros, já me deparei com a tora de madeira. Eu achei que iria até capotar, pois o carro chegou a subir. Eu fui arrastando o carro e tive que chamar o guincho. Nisso que eu estou lá esperando, outro carro veio e aconteceu a mesma coisa. O bueiro estava aberto e essa tora estava como forma de aviso”, disse Marlene Stinguel.
Ainda segundo a popular, o caminhão de guincho – que foi solicitado por ela – também quase caiu no bueiro, antes de atender a ocorrência. “Eu sempre passo por ali, pois meu filho mora por ali e também tenho alguns negócios naquela região. Aquela obra é toda estranha e confusa. Podem acontecer coisas piores ali. No próprio sábado não aconteceu mais coisas, pois era feriadão e tinha pouco movimento”, relata a moradora.
Outro morador de Porto Canoa, Sérgio Moreira, também reclamou do problema, que segundo ele, podia ter causado graves acidentes. “O bueiro fica no meio da pista nova do trevo de Maringá”, destacou o popular.
O TEMPO NOVO entrou em contato com a Prefeitura da Serra para saber se o problema já foi resolvido. Segundo o Município, a empresa responsável foi acionada e realizou a troca da tampa do bueiro no mesmo dia que ocorreu o acidente.
Rotatória está pronta e vai “agilizar a vida de 100 mil pessoas”, diz prefeitura
Após mais de dois anos de obras, a Prefeitura da Serra finalizou, neste mês de setembro, a construção da Rotatória de Maringá. Agora, a promessa do Município, é que com a entrega da nova obra, os moradores e também pessoas de fora da cidade que precisam passar pela região, poderão contar com mais segurança e também com o fim das filas imensas do trânsito.
Foram gastos R$ 10 milhões com a obra, que foi polêmica e gerou muitas dúvidas e reclamações de motoristas que circulam pela região. Mas segundo o Município, as mudanças irão agilizar a vida de 100 mil pessoas. Conforme noticiado pelo TEMPO NOVO, a prefeitura tinha prometido finalizar a obra – menos a sinalização – no último dia 31 de julho, mas isso não aconteceu.
Agora, nesta semana, a assessoria de imprensa do Município afirmou que as obras já chegaram ao fim, mas ainda estão sendo feitas melhorias na iluminação e na sinalização- que já haviam sido motivos de queixas entre os moradores que circulam por lá. De acordo com eles, a iluminação e sinalização das vias estavam precárias e aumentando o risco de assaltos e até acidentes nas redondezas.
O prefeito da Serra, Audifax Barcelos, comentou sobre a construção e afirmou que a obra é importante para todo o município. “Estamos muitos felizes com a entrega da rotatória de Maringá, que, além de desafogar o trânsito, vai gerar mais segurança para os moradores e também vai possibilitar uma economia de tempo para as pessoas irem para seus compromissos.”
Além da construção da rotatória, novas ciclovias, calçadas e sinalização viária, a intervenção inclui a construção e recuperação de um conjunto de vias que totalizam uma extensão de, aproximadamente, 5,7 km, entre as avenidas Norte Sul, Porto Canoa, Civit I, João Pinheiro e a rua Santa Maria. A rotatória ainda terá uma saída para a BR-101, na altura do BKR, logo depois do bairro Barcelona.