smobile
[secondary_title]

Cabelos no inverno: 5 erros mais comuns que prejudicam os fios na estação do frio

- PUBLICIDADE-
cabelos
A dermatologista Thayla Campostrini dá dicas para cuidar dos cabelos no inverno. Foto: Divulgação

Assim como a pele sofre com os impactos das baixas temperaturas, os cabelos também são afetados com a mudança de estação. Por isso, é preciso adotar alguns cuidados especiais para manter a saúde dos fios nos dias mais frios.

Devido aos banhos mais quentes e demorados, comuns nessa época do ano, o couro cabeludo pode ficar com excesso de oleosidade.

“Além de danificar os fios, isso pode provocar irritação no couro cabeludo, coceiras, escamações, e ainda favorecer ou agravar a condição de dermatite seborreica”, informou a dermatologista Thayla Campostrini.

Segundo a médica, algumas situações devem ser evitadas para quem deseja manter a saúde dos cabelos.

+ Mutirão de vacinação sem agendamento contra diversas doenças na Serra

“Assim como no verão é preciso tomar alguns cuidados, nas estações mais frias não é diferente. Além de não lavar os fios com água muito quente, é importante não dormir de cabelos molhados. O ideal é lavar os cabelos durante o dia para que sequem naturalmente”, orientou a especialista.

Fazer a hidratação dos fios também é fundamental, segundo Thayla. “No inverno, os cabelos precisam ser hidratados para que fiquem saudáveis e bonitos. Além da hidratação, é importante escolher produtos voltados para o seu tipo de cabelo”.

Confira 5 erros mais comuns que prejudicam os cabelos no inverno:

1 – Não lavar o cabelo: há quem opte por não lavar ou por aumentar o intervalo das lavagens dos fios no frio, mas isso pode acumular resíduos no couro cabeludo.
A orientação é lavar o cabelo dia sim, dia não, e se eles forem cacheados ou crespos, pode dar um espaço de 2 a 3 dias entre as lavagens.

2 – Lavar o cabelo com água muito quente: a alta temperatura da água pode aumentar em excesso a oleosidade do couro cabeludo, além de deixar os cabelos mais fracos e quebradiços.

3 – Passar mais cremes para evitar frizz: aquele efeito arrepiado (frizz) tende a aumentar no inverno, e algumas pessoas podem exagerar nos cremes. Mas isso acaba pesando o couro cabeludo, além de deixá-lo úmido, o que pode causar a dermatite seborreica (caspa). O ideal é apostar em máscaras e hidratação para evitar o frizz e fortalecer as madeixas.

4 – Ir dormir de cabelo molhado: devido ao tempo frio, o cabelo pode demorar mais a secar completamente e, por isso, algumas pessoas acabam indo dormir antes da secagem completa. Devido à umidade prolongada, podem ocorrer problemas, como dermatite seborreica (mais conhecida como caspa), além de outros danos capilares.

5 – Exagerar no uso do secador: o calor excessivo do secador, associado ao aumento do uso do aparelho para secar os cabelos provoca danos dos fios, que podem ficar quebradiços, com frizz e pontas duplas. Segundo a dermatologista, é fundamental usar protetor térmico antes de usar o secador.

Fonte: Dermatologista Thayla Campostrini

Lula vem ao ES anunciar investimentos para os capixabas

O presidente da República, Luís Inácio Lula da Silva (PT), deve visitar o Espírito Santo nas próximas semanas, com o objetivo de anunciar investimentos...

Estado oferta concurso público com 600 vagas de nível médio e salário de R$ 4.716

O Governo do Estado oferta um novo concurso público com 600 vagas destinadas a candidatos com ensino médio completo. A remuneração inicial será de...

Serra poderá ter pontos de apoio para morador se hidratar em dias de calor intenso

Sob o argumento de minimizar os impactos das altas temperaturas durante o período de verão, o vereador da Serra, Paulinho do Churrasquinho (PDT), protocolou...

Comunicado – 24/02/2025 – 4ª edição

publicidade legal - 24-02-2025 - 4ª ediçãoBaixar

Pablo Muribeca volta a protagonizar cenas de pirotecnia política e abuso de autoridade

Neste final de semana, o deputado Pablo Muribeca (Republicanos) retomou sua agenda costumeira: muitas críticas, poucas propostas e quase nenhuma ação concreta. Desta vez,...

Médica esclarece mitos e verdades sobre o câncer colorretal

Terceiro tipo de tumor maligno mais incidente no País, o câncer colorretal é o foco da campanha Março Azul Marinho, que faz um alerta...

Comunicado – 24/02/2025 – 3ª edição

publicidade legal - 24-02-2025 - 3ª ediçãoBaixar

Detran vai abrir 7 mil vagas para tirar carteira de motorista de graça no CNH Social

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran) vai abrir uma nova edição do programa CNH Social nos próximos meses. A iniciativa, que concede a carteira...

Mais de 50 estudantes de escolas públicas da Serra se destacam na Olimpíada de Matemática

Mais de cinquenta estudantes de escolas públicas da Serra se destacaram na  Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep). De acordo com a...
...