Uma cachoeira de esgoto sem tratamento. É o que se formou numa calha existente na Área de Proteção Ambiental Estadual (APA) de Praia Mole após uma estação elevatória de esgoto operada pela Parceria Público Privada (PPP) Cesan/Ambiental Serra parar de funcionar na tarde desta sexta-feira (07).
Sem tratamento, o esgoto coletado – e cobrado da população – pela Cesan/Ambiental Serra foi parar na lagoa de Carapebus, que apesar de ser área de preservação sofre com a poluição, tendo inclusive registrado mortandade de peixes em janeiro.
O vazamento ocorrido hoje foi registrado em vídeo por um morador que passava nas proximidades. Essa pessoa, que pediu para não ter o nome divulgado, disse que fez as imagens por volta das 14h e 30, logo depois da pancada de chuva que caiu na região. Disse ainda que a elevatória de esgoto próxima estava com a bomba desligada.
Essa elevatória fica no bairro Lagoa de Carapebus, numa área perto de mangueiras (árvores) existentes numa das margens do manancial. Em condições de funcionamento, o esgoto que passa por lá é bombeado para a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) localizada em frente ao setor Oceania do bairro Cidade Continental. E depois de tratado, lançado no córrego Guaxindiba, que deságua entre as praias de Bicanga e Manguinhos.
O morador que fez a denúncia disse que no final da tarde o vazamento foi corrigido.
Em nota a Prefeitura da Serra disse que a Fiscalização Ambiental foi deslocada para a área e se for confirmado que houve despejo, a empresa será autuada.
Cesan/Ambiental Serra negam vazamento dizem que água é de chuva
Em nota enviada a reportagem a Cesan negou que tenha ocorrido pane na elevatória e tão pouco vazamento de esgoto. Segundo a concessionária que opera o esgoto da Serra em Parceria Público Privada (PPP) com a Ambiental Serra, o que morador fotografou é água da chuva. Veja a nota na íntegra.
A equipe da Concessionária esteve no local nesta sexta-feira (7) e verificou que a rede coletora de esgoto e a elevatória operam normalmente, sem nenhuma intercorrência. A Concessionária está monitorando o local e vai fazer uma nova inspeção no final de semana para avaliar se há interferências das redes de drenagem pluvial e esgoto. A imagem do vídeo trata-se de água das chuvas sendo escoada pela galeria de drenagem pluvial, não se trata de uma rede de esgoto. As fotos em anexo são da tarde desta sexta-feira (7), após o período de chuvas.