Amar é o Bicho

Cães resgatados por maus-tratos em Aracruz farão tratamento na Serra

SerraSerraUma equipe da CPI dos Maus-Tratos Contra os Animais esteve na manhã desta segunda-feira (19) no município de Aracruz, onde se reuniu com o secretário municipal de Meio Ambiente, Aladim Cerqueira e representantes da ONG S.O.S. Resgates, de João Neiva, discutindo o caso dos 53 cachorros resgatados na última semana no distrito de Guaraná, em Aracruz.

Depois de verificar a situação dos animais, principalmente dos que se encontram em piores condições de saúde, a CPI intermediou com a prefeitura a retirada de cinco cães, que estavam em um abrigo inadequado, para tratamento em um hospital veterinário localizado no município da Serra.

“Nós também cobramos mais empenho do município para localizar os outros quatro animais que fugiram durante o final de semana”, destacou a presidente da CPI, deputada Janete de Sá.

Os 53 cachorros foram resgatados no distrito de Guaraná, em Aracruz, na residência de uma aposentada de 56 anos que foi presa pelo crime de maus-tratos aos animais. O resgate foi feito pela prefeitura de Aracruz depois de receber diversas denúncias. Os cães, além de apresentarem indícios de maus-tratos, estavam infectados com o vírus da cinomose,  doença altamente letal e contagiosa aos animais.

“Quando todos os animais estiverem sadios, serão castrados e chipados para somente então serem encaminhados para adoção responsável”, destacou ainda a deputada Janete de Sá.

Entenda o caso

De acordo com a CPI que investiga Maus-Tratos contra os animais no Espírito Santo, a comissão irá apurar as diversas denúncias de que o município de Aracruz agiu de forma inadequada no resgate de 49 animais flagrados em situação de abandono e maus-tratos. Eles estavam em uma casa no distrito Guaraná.

Muitos estão com cinomose, doença de alta propagação e foram colocados, pela prefeitura, em local improvisado, fugindo sem destino para uma mata.

“A CPI dos Maus-Tratos contra os Animais se compromete, desde já, a realizar a apuração do caso. Em ofício à prefeitura, estamos cobrando as devidas explicações sobre a operação, a localização dos animais resgatados e dos que fugiram e o futuro da saúde dos bichinhos  resgatados pelo poder público e pelas protetoras presentes no ato”.

Redação Jornal Tempo Novo

O Tempo Novo é da Serra. Fundado em 1983 é um dos veículos de comunicação mais antigos em operação no ES. Independente, gratuito, com acesso ilimitado e ultra regionalizado na maior cidade do Estado.

Últimas postagens

Pela primeira vez, eleição no Planalto Serrano – Bloco A tem chapa única

Reunião que definiu os rumos da disputa comunitária no bairro. Crédito: Marlon Marques As eleições comunitárias do bairro Planalto Serrano…

12 horas atrás

Comunicado – 16/04/2025 – 3ª edição

publicidade legal - 16-04-2025 - 3ª ediçãoBaixar

14 horas atrás

Grupo Prime apresenta instalações da Jaecoo & Omoda no ES

Agora, em 2025, o Grupo Prime assume as operações das marcas Jaecoo e Omoda no Estado e a nova concessionária…

15 horas atrás

Sábado é dia de pagode ao ar livre no Tchau e Bença, na Serra

A noite no Tchau e Bença, na Serra, contará com apresentações de Frazão, Andin (foto) e DJ Bruninho. Crédito: Divulgação…

16 horas atrás

Serra é a 6ª do Brasil (e 1ª do ES) que mais investe em obras, escolas, saúde e infraestrutura, aponta levantamento

Em 2024, a Serra inaugurou a maior obra já construída com recursos próprios: R$ 123 milhões investidos em uma das…

16 horas atrás

Ciclo religioso de São Benedito se encerra com a derrubada dos mastros na Serra

No sábado (19), a derruba do mastro acontece em Manguinhos e Nova Almeida; já no domingo (20), a tradição segue…

17 horas atrás