Notícias

Café da Assevila debate licenciamento ambiental e investimentos

Foto: Fabrício Lima

O 19º Café realizado entre empresários de Vila Velha, vice-governador, secretários de Estado e município, bem como demais autoridades políticas, movimentou o tema da ‘nova lei de licenciamento ambiental e dos investimentos da Cesan para Vila Velha’, tendo sido promovido pela Associação dos Empresários de Vila Velha (Assevila) na manhã desta quarta-feira (27).

O encontro contou com dois painéis apresentados, respectivamente, pelo pelo secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Felipe Rigoni, e o presidente da Cesan, Munir Abud e debate mediado pela jornalista Andreia Lopes.

O evento aconteceu no Hub de Inovação da Assevila, no Shopping Praia da Costa. Segundo o presidente da Assevila, Marco Túlio Ribeiro Fialho, que se despediu da função que ocupa, a temática tratada é de fundamental importância pois, sem infra-estrutura urbana, o município acaba não sendo competitivo.

“Hoje me despeço como presidente da instituição. Passo o bastão com alegria e muita gratidão ao Thomaz Tommasi. Poder servir é uma dádiva e servir neste último triênio foi uma oportunidade de evoluir. Que meu colega se sinta inspirado a fazer um trabalho ainda melhor”, disse, inaugurando a celebração.

Em seguida, foi a vez do vice-governador do Estado, Ricardo Ferraço, coroar o encontro. “O debate da nova lei geral de licenciamento ambiental é fundamental e temos uma parceria importante do governo com o município de Vila Velha, por meio do prefeito Arnaldinho Borgo. Tivemos um 2023 muito produtivo, sendo que o Estado nunca investiu tanto. Nosso crescimento do PIB foi quase o dobro do país. Estamos criando um ambiente de negócios com responsabilidade”, frisou.

Painel 1: Investimentos da Cesan para Vila Velha

O primeiro painel da manhã foi apresentado por Munir Abud, presidente da Cesan. Segundo ele, é perceptível a evolução que Vila Velha vem tendo em termos de investimentos. “A Cesan ficou devendo durante muito tempo a Vila Velha. Quando assumi, aqui era uma das cidades que mais demandavam investimento. Decidimos encarar de frente. Quando falo de Vila Velha, o Espírito Santo tem muito a se orgulhar”, iniciou.

Sobre a temática, a autoridade citou obras concluídas e em andamento, destacando como mais marcante a despoluição do canal da Costa. “São mais de R$ 2 bilhões em investimentos na cidade nos próximos quatro anos”, pontuou.

Como obra em fase de conclusão foi destacado o sistema de esgotamento sanitário do complexo penitenciário de Xuri.

“Estão em andamento a estação de tratamento de esgoto Terra Vermelha, além da ETE Araçás, com prazo para finalizar em dezembro de 2024. Também temos a ampliação da ETE Caçaroca, que garante o abastecimento de água no município nos próximos anos e vamos iniciar as obras da barragem do Jucu, com que, se ficar sem chover por 4 meses, não haverá desabastecimento. Com isso, a situação da falta de água ficará no passado. Para tudo isso, preciso de cada um de vocês empresários, já que nossos investimentos vieram de quem conhece a dificuldade de cada canto. É por pedidos de vocês que nós nos posicionamos”, destacou.

Painel 2: Nova lei de licenciamento ambiental

No segundo painel do dia, o secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Felipe Rigoni declarou que, a ele foi dada a missão de desenvolver o licenciamento, que é também um desafio regulatório, já que antes o Estado só contava com um decreto dispondo sobre o tema.

“Agora temos a lei, com a intenção de atacar em três frentes: padronizar, simplificar e acelerar o procedimento para obtenção de licenças ambientais. Quando regulamentada, contaremos inclusive com automatização delas. Será também criado um banco de dados ambientais georeferenciados, segmentados. Nós também criamos o Conselho de Gestão Ambiental para integrar Iema, Idaf e Agerh. Esta lei será regulamentada até o fim de julho, mas alguns dispositivos já estão funcionando, ao exemplo de casos de calamidade – já que enfrentamos um momento tão grave com as enchentes em nosso território”, disse.

Debate

Como encerramento dos painéis apresentados no 19º Café Empresarial, foram trazidos os palestrantes para um debate mediado pela jornalista Andreia Lopes. Nele também foi aberto espaço para perguntas aos participantes.

Dentre as respostas de Munir Abud, destacaram-se o uso da tecnologia e da inteligência artificial que serão empregadas em Vila Velha para evitar o vazamento de água tratada. “Geralmente as obras neste sentido causam muito transtorno e, sabendo que a rede de Vila Velha é antiga, contratamos robôs da Alemanha, que entram na tubulação. Ou seja, vai ter obra e ninguém vai ver. O robô passará embaixo da terra, sem dano à pavimentação, logo, haverá recomposição das redes com o mínimo de dano”, frisou o presidente.

Presentes no evento

Entre os presentes no evento, estiveram o presidente da Cesan, Munir Abud, o diretor Operacional da Cesan, Thiago Furtado, a diretora de Engenharia e Meio Ambiente da Cesan, Kátia Coco, o Secretário Municipal de Fazenda de Vila Velha, Elcio Pedro Uliana, o vereador de Vila Velha, Fábio Barcellos, a Vereadora de Vila Velha, Patrícia Crisanto, o diretor executivo da OCB-ES, Carlos André Santos de Oliveira, a diretora de eventos da Ases, Jaqueline Guerra; entre outros.

 

Redação Jornal Tempo Novo

O Tempo Novo é da Serra. Fundado em 1983 é um dos veículos de comunicação mais antigos em operação no ES. Independente, gratuito, com acesso ilimitado e ultra regionalizado na maior cidade do Estado.

Últimas postagens

Vídeo| Carro cai de viaduto e é “parado” por palmeira na Serra

Um carro caiu de um viaduto situado na Rodovia Mário Covas na Serra na noite dessa sexta-feira (26). O carro…

1 hora atrás

Veja qual a previsão do tempo para este fim de semana na Serra

Mais um final de semana chegou e com ele a tradicional previsão do Tempo Novo. Veja como ficam os termômetros…

1 hora atrás

Serra registra três incêndios em menos de 24h

Três incêndios foram registrados por leitores em menos de 24h na Serra. O primeiro na quinta-feira (25) em uma vegetação…

2 horas atrás

Serra é a cidade que mais cadastrou famílias na Tarifa Social de energia em 2024

Somente nos últimos quatro meses de 2024, 5.833 famílias da Serra foram cadastradas no benefício da Tarifa Social de Energia…

19 horas atrás

Partido de Casagrande, o PSB, oficializa apoio a Weverson Meireles para prefeito da Serra

Na noite desta quinta-feira (25), o PSB, partido do governador Renato Casagrande, realizou sua convenção na Serra. Aproximadamente 600 pessoas…

23 horas atrás