Por Anderson Soares
Nem o calçadão, tampouco a mata da área verde do setor Europa de Cidade Continental escapam dos mal educados que insistem em jogar entulho e outros resíduos sólidos por tudo quanto é canto da cidade.
O calçadão, antiga reivindicação das comunidades da região, é lugar de lazer e esportes. Agora a sujeira tomou conta e o lixo está obstruindo a passagem de pedestres e ciclistas. Sem contar que a área verde possui mata Atlântica e nascentes da lagoa de Carapebus. São patrimônios naturais que fazem parte da Área de Proteção Ambiental (Apa) Estadual de Praia Mole.
O morador do bairro e ciclista Gilson de Matos, denuncia que são as próprias pessoas que residem na região os responsáveis pela sujeira. “Muitos tem condição de pagar pelo serviço de recolhimento de entulho, mas preferem descartar o material em áreas públicas para que a Prefeitura o recolha”, reclama.
Gilson disse ainda que a Prefeitura realiza constantes serviços de limpeza, e que a população não está fazendo sua parte. Para o ciclista, a área do Cinturão Verde deveria ser fechada com telas de alambrado para inibir o lançamento de entulho, lixo e outros resíduos.
Cerco
Segundo o secretário de Defesa Social, Nylton Rodrigues, a Prefeitura está aumentando a fiscalização e promete fechar o cerco para quem for flagrado jogando lixo em áreas do município. Segundo ele, novas câmeras de videomonitoramento estão sendo instaladas, além da fiscalização feita por agentes descaracterizados.
Nylton frisa também que as multas para os sujões podem chegar a R$ 10 mil, além de prisão por até quatro anos.