Políticos de todo o Brasil devem ficar atentos ao Calendário Eleitoral, divulgado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que traça os prazos a serem cumpridos até o dia dois de outubro, quando serão eleitos os novos prefeitos, vice-prefeitos e vereadores de todo o Brasil.
Com as mudanças na legislação eleitoral, pré-candidatos ganharam mais tempo para se filiar ou trocar de legenda partidária e disputar as eleições. Antes o prazo era de um ano, mas agora a troca e filiação pode ser feita até seis meses antes da disputa.
Segundo orientações do calendário, o prazo para filiação partidária termina em dois de abril. As convenções partidárias podem ser realizadas no prazo de 20 de julho até cinco de agosto. Para o registro de candidaturas o prazo é 15 de agosto.
Após o registro nos cartórios eleitorais, tem início a campanha eleitoral, 16 de agosto, que este anos será mais curta, de 45 dias. A propaganda no rádio e na TV começa em 26 de agosto.
As eleições de 2016 estão marcadas para o dia dois de outubro, primeiro turno. O segundo turno para o cargo de prefeito deve acontecer no dia 30 de outubro.