O verão começou no último sábado (21) e com a promessa de dias mais quentes, chega também a preocupação quanto a saúde dos pets nesses período. Especialista dão dicas de como cuidar de cães e gatos nesse período.
O verão de 2025 promete ser um dos mais quentes do Brasil, segundo previsões meteorológicas. Mesmo com a possível ocorrência do fenômeno La Niña, ele deve ser insuficiente para amenizar as temperaturas elevadas previstas pela Organização Meteorológica Mundial (OMM). Nesse cenário, os pets precisam de atenção redobrada, pois o calor pode trazer sérios riscos à saúde de cães e gatos, como desidratação, insolação e até hipertermia.
A médica veterinária Thaiz de Deco Souza, professora e coordenadora do curso de Medicina Veterinária da FAESA, alerta que o aumento da temperatura é sentido de maneira intensa pelos pets. “Respiração ofegante, dificuldade respiratória e salivação excessiva podem ser sinais de desidratação ou insolação. Em casos graves, o calor pode causar hipertermia, com temperatura corporal acima de 41ºC, levando à falência de órgãos e até à morte do animal. Adotar medidas preventivas é fundamental”, destaca.
Para gatos o calor também traz desafios específicos. A veterinária Polyana Paixão, especialista em felinos, explica que, por sua natureza de ancestrais desérticos, os gatos já costumam beber pouca água. Com as altas temperaturas ficam mais preguiçosos, estressados, e a ingestão hídrica pode ficar comprometida, causando problemas renais, como formação de cálculos renais, obstruções urinárias e até hidronefrose. “Oferecer água fresca em vários pontos da casa, fontes de água e alimentos úmidos, como sachês e petiscos cremosos, é essencial para estimular a hidratação”, orienta a especialista.
Divulgação Um homem, cuja identidade não foi revelada, foi encontrado morto na madrugada deste domingo (22). O caso ocorreu no…
Da esquerda para a direita a capa das obras "Padrões de Qualidade do Rastreamento dos Cânceres de Mama e de…
Especialista ensina como cuidar dos hábitos alimentares das crianças nas férias sem abrir mão de comer alimentos prazerosos/ Crédito: Freepik…
A nova estrutura da EMEF Carla Patrícia representa investimento de R$ 13.144.839,51/ Foto: Samuel Chahoud e Marcelo Pereira A comunidade…
Fernando Lemgruber - terceiro da direita para a esquerda - durante a premiação dos mais influentes da saúde. Crédito :…
As medidas podem ser adotadas em casa e trazer economia no consumo mensal/ Foto: Reprodução/ Freepik A alta temperatura no…