Já aprovado na Câmara de Vereadores, o projeto que institui a Fábrica do Trabalho pode ser instituído na Serra. A ideia é qualificar alunos da rede pública de ensino e encaminhá-los ao mercado de trabalho. A proposta é do vereador Aecio Leite (PT).
A intenção do vereador é que os jovens tenham acesso a cursos de capacitação, a serem oferecidos no contraturno escolar e possam ocupar as vagas de emprego oferecidas pelas grandes empresas da Serra. “Vamos formar mão de obra específica para encaminhar às grandes empresas sediadas na Serra, como Vale e ArcelorMittal, que têm contratado trabalhadores de outros estados”, explicou o parlamentar, acrescentando que o município de Vitória conta com programa semelhante.
Aécio disse ainda que pretende viabilizar os cursos por meio de parceria com a Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes). “Já me reuni com o secretário de Trabalho, Emprego e Renda da Serra, Romário de Castro, a fim de traçar a estratégia para a nova lei”, adiantou.
A assessoria do prefeito Audifax Barcelos (PSB) foi procurada para confirmar se o prefeito pretende sancionar a matéria, mas até o momento não deu retorno.