Notícias

Câmara aprova requerimento de urgência do Perse

O plenário da Câmara dos Deputados, aprovou, na última terça-feira (09), o requerimento de urgência do Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos (Perse). Foram 299 votos favoráveis e 110 contrários.

Devido à resistência de muitos parlamentares, como o presidente da Frente Parlamentar da Hotelaria, o deputado federal Gilson Daniel, a proposta agora será votada sem a necessidade de passar pelas comissões da Casa de Leis.

De acordo com o presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Espírito Santo (ABIH-ES), Fernand Otávio Campos, o debate do Perse já está gerando prejuízos. “Com a Medida Provisória (MP) ainda em vigor, os grandes hotéis deixaram de ter os descontos no Patrimônio do Servidor Público (PIS/Pasep), da Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins) e Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL), até a MP vencer em maio ou o projeto de lei ser votado”, diz.

Campos reforça que o Projeto de Lei (PL) proposta, que tem como objetivo o Perse deixar de existir em 2027, com uma redução gradual dos benefícios, prejudica a grande maioria dos hotéis do Espírito Santo. “Essa medida está excluindo os hotéis que tem lucro real, que são quase a totalidade. O momento está péssimo hoje e pode piorar”, afirma.

Entenda o caso

O Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos (Perse), foi criado em 2021, pela Lei 14.148/2021, para apoiar os setores que foram os mais afetados pela pandemia da covid-19, como foi o caso do setor de eventos, hotelaria e turismo.

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirma que o governo não tem condições de gastar R$ 17 bilhões ao ano na manutenção do programa até 2026. Vale destacar que o governo investiga o programa por irregularidades.

Desta forma, o projeto prevê redução de alíquota de 45% para os fatos geradores relativos a abril a dezembro de 2024; de 40% para 2025 e 25% para 2026. Já para o Imposto sobre a Renda das Pessoas Jurídicas (IRPJ), o texto prevê desconto de 100% de 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2024; de 40% para 2025; 25% para 2026.

Redação Jornal Tempo Novo

O Tempo Novo é da Serra. Fundado em 1983 é um dos veículos de comunicação mais antigos em operação no ES. Independente, gratuito, com acesso ilimitado e ultra regionalizado na maior cidade do Estado.

Últimas postagens

Homem é preso em flagrante recebendo anabolizantes na Serra

PF apreende anabolizantes na Serra/ Divulgação Polícia Federal Na tarde da última quarta-feira (28), a Polícia Federal (PF) prendeu em…

18 horas atrás

O frio continua? Veja previsão do tempo para a Serra

Foto: José Cruz/Agência Brasil As temperaturas amenas vivenciadas pelos moradores da Serra nos últimos dias trouxeram esperança de dias mais…

18 horas atrás

Bicanga, na Serra, registra dois incêndios na mesma semana

os incêndios são em áreas com vegetação e geralmente acontecem devido ação humana/ Leitor Tempo Novo Dois diferentes pontos do…

19 horas atrás

Barbeiro da Serra é reconhecido evento nacional

O evento Masterday Max dos Santos é o maior evento do Rio de Janeiro e um dos maiores do Brasil…

19 horas atrás

Especialista ensina como cuidar da pele em diferentes fases da vida

Cuidados com a pele/ Divulgação As peles adolescentes, adultas e maduras precisam de cuidados de acordo com a necessidade de…

2 dias atrás

Setembro tem Remember Serra Bela com shows de Blacksete e 80A+

a Blacksete, referência capixaba há mais de 20 anos, é conhecida por apresentar os hits mais badalados da era disco…

2 dias atrás