Visivelmente motivados, vereadores da atual legislatura saíram na frente, e a Câmara Municipal da Serra já desponta como a mais produtiva do Espírito Santo, com um total de 114 projetos de lei apresentados pelos atuais parlamentares em 2025.
Na primeira sessão legislativa, ocorrida no dia três de fevereiro, os parlamentares aprovaram um Projeto de Lei, enquanto outros quatro foram lidos no Expediente. Quem comenta é o presidente da Casa, Saulinho da Academia (PDT).
“A Câmara Municipal da Serra vive um momento especial, fruto da dedicação e comprometimento de seus vereadores. Mesmo durante o recesso, demonstraram empenho ao visitar comunidades, ouvindo as demandas da população e preparando-se para um ano de muito trabalho. Esse espírito de serviço reflete a qualidade do quadro legislativo atual: um grupo preparado, motivado e alinhado com o desenvolvimento da cidade”, disse o parlamentar.
E continuou. “A Serra tem muito a ganhar com essa postura ativa e responsável. A abertura para a criação de novos projetos de lei é um reflexo desse compromisso com a inovação e o bem-estar da população. Com vereadores engajados e focados no avanço da cidade, a expectativa é de um ano produtivo, repleto de iniciativas que trarão impactos positivos para todos os cidadãos”, completou.
Quarenta projetos
Dentre as propostas apresentadas, Paulinho do Churrasquinho (PDT) é o campeão na proposição de novas iniciativas legislativas no ano de 2025, com 40 projetos protocolados. Logo atrás, a vereadora Raphaela Moraes (PP) vem com 37 propostas. Ambos estão no segundo mandato parlamentar.
O vereador Paulinho do Churrasquinho comentou o foco do seu mandato. “Nosso gabinete tem se dedicado a ouvir as diversas camadas da sociedade — entidades do terceiro setor, ambientalistas, professores, seguimentos da nossa juventude, líderes comunitários e a população em geral. O objetivo é apresentar propostas viáveis que impulsionem a Serra para o futuro”, afirmou o parlamentar, que no primeiro mandato teve 57 iniciativas sancionadas.
Quando comparada com os outros municípios da região da Grande Vitória, a Serra lidera a quantidade de projetos de lei protocolados. Vila Velha aparece em segundo lugar, com 86 propostas, seguida por Vitória (43), Guarapari (23), Cariacica (19), Viana (18) e Fundão (04).