No próximo dia 26 de dezembro, uma quinta-feira, a Câmara da Serra será palco de uma Sessão Solene em celebração ao Dia do Serrano. Durante o evento, serão homenageadas personalidades que contribuíram para o desenvolvimento socioeconômico, cultural e ambiental do município. Os homenageados receberão comendas e títulos de Cidadão Serrano.
É importante destacar que o dia 26 de dezembro é feriado municipal, em homenagem ao padroeiro São Benedito e ao Dia do Serrano. A programação começa cedo, às 9 horas, com a tradicional Missa do Serrano na Igreja Matriz. Em seguida, às 11 horas, ocorre a solenidade de entrega dos títulos de Cidadão Serrano na Câmara Municipal. A data também marca a transferência simbólica da capital do Espírito Santo para a Serra e contará com a presença do governador Renato Casagrande.
O título de Cidadão Serrano é uma homenagem destinada a pessoas não naturais do município, mas que contribuíram de forma significativa para sua história e desenvolvimento. A informação foi apurada pelo Jornal Tempo Novo.
Além do título, serão entregues as Comendas Zumbi dos Palmares, Prefeito José Maria Miguel Feu Rosa, Judith Leão Castello Ribeiro, Nelson Mandela, Ulysses Guimarães e Hugo Borges, com indicações feitas pelo Legislativo e Executivo municipais.
“A Serra é uma das cidades mais antigas do Brasil, a maior economia, a maior população, e é mais do que justo que a Serra tenha um dia para ser a capital capixaba. Ter um dia para comemorar o fato de sermos serranos nos traz pertencimento e mexe com o orgulho que temos desta cidade”, declarou o presidente da Câmara da Serra, Saulinho da Academia.
O Dia do Serrano foi instituído em 1964 pela Câmara Municipal da Serra. Naquele ano, o então presidente da Mesa Diretora, vereador Roberto Siqueira Costa, organizou a primeira Sessão Solene para homenagear personalidades de destaque. Desde então, a celebração ocorre anualmente no dia 26 de dezembro, consolidando-se como uma tradição que simboliza a transferência simbólica da sede do governo capixaba para o município.