Um evento promete reunir autoridades, pré-candidatos, e representantes de diversas instituições na Câmara da Serra, nesta quinta-feira (18), a partir das 14h. O “Encontro Regional: Democracia e eleições 2024” é uma iniciativa do Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo (TRE-ES), com o apoio da Associação dos Municípios do Espírito Santo (Amunes) e a Defensoria Pública do Espírito Santo (DPES) e Procuradoria da Casa.
A entrada é franca, e o convite se estende a representantes de municípios vizinhos, como Fundão, Ibiraçu, Aracruz, Santa Teresa, Santa Leopoldina e Cariacica. O presidente do TRE-ES, desembargador Carlos Simões Fonseca, fará a abertura do evento, que prosseguirá até 17h.
O fórum é voltado para o público envolvido no processo eleitoral e também para os interessados no tema. Estão confirmadas as palestras da servidora da Unidade de Auditoria Interna do TRE-ES, Monica Pereira Trindade, com orientações sobre como fazer as Prestações de Contas Eleitorais sem erro; do juiz eleitoral e diretor da Escola Judiciária Eleitoral, Renan Sales, que falará sobre casos e como combater a Corrupção Eleitoral; e do procurador regional eleitoral do Estado, Alexandre Senra, que tratará dos cuidados que os futuros candidatos devem observar para a realização da Propaganda Eleitoral.
Parceria:
O procurador-geral da Câmara da Serra, Dr. Renato Gasparini, explicou a iniciativa. “Trata-se de um evento promovido pelo TRE/ES no auditório da Câmara da Serra aberto para pré-candidatos, presidentes de partidos, advogados e contadores do município da Serra e vizinhos (Fundão, Ibiraçu, Aracruz, Santa Teresa, Santa Leopoldina e Cariacica)”, iniciou ele.
Gasparini, que é secretário da Escola do Legislativo da Câmara Municipal da Serra, explicou a parceria com o TRE. “O evento surgiu através de um convite da Escola do Legislativo da Câmara da Serra à Escola Judiciária do TRE/ES, tendo em vista às eleições municipais, tratando de temas importantes como corrupção eleitoral, propaganda eleitoral e prestação de contas, oportunizando a participação dos municípios vizinhos. Diversos convidados confirmaram presença e foram convidados os juízes e promotores eleitorais.”, contou ele.