Por Anderson Soares
Pelo visto quem fez o concurso público para a Câmara da Serra vai ter que esperar um pouco mais para obter o resultado final. A prova foi aplicada no último dia (26) de novembro com o objetivo de preencher 20 vagas no Legislativo municipal. Participaram do processo seletivo 6.539 pessoas.
Até o momento só foi divulgado o resultado parcial dos aprovados que acertaram cerca de 60% das questões. Alguns candidatos que não atingiram essa porcentagem entraram com recursos interpostos, pedindo análise de algumas questões que julgaram incorretas.
Por meio de sua assessoria de comunicação, o Instituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial e Nacional (Idecan), responsável pela aplicação e correção do certame alega que todos os recursos estão sendo julgados, e que ainda não há um prazo para divulgar o resultado definitivo.
Ainda segundo a assessoria do Idecan, há também a avaliação de títulos, que pode alterar o resultado. Além disso, o item 9.5 do edital publicado assegura a validade do processo em um prazo de 02 anos, após a divulgação oficial.
Sobre o concurso, por telefone, a presidente da Câmara da Serra, Neidia Maura Pimentel (SD) disse que a Procuradoria da Casa faz análises do processo aplicado, e que quesitos como legalidade estão sendo observados.
O novo procurador geral da Câmara da Serra, Pablo de Andrade, conta que não houve equipe de transição para informar sobre os processos existentes e em andamentos, em decorrência disso, a Mesa vem tomando conhecimento e estudando cada um deles.
“Quando o concurso foi proposto pela antiga Mesa, vereadores entraram com pedidos de requerimento solicitando informações sobre o processo, mas não obtiveram resposta. Até uma solicitação foi feita junto ao Tribunal de Contas do Estado (TCU-ES) pedindo que fosse investigado”, afirmou Pablo.
Candidatos convocados
Os candidatos aprovados e convocados terão que obedecer a uma carga horária de 40 horas semanais com um ticket de alimentação no valor de R$ 450,00.
As vagas ofertadas no concurso são de auxiliar de serviço legislativo; agente de apoio; agentes e técnico legislativo; assessor técnico legislativo; taquigrafo parlamentar; auditor de controle e procurador.