O presidente da Câmara Municipal de Vitória, Leandro Piquet, está participando do 1º Congresso de Defesa da Integridade: Novos paradigmas para a Defesa da Probidade, realizado em Brasília, entre os dias 11 e 13 de dezembro. O Legislativo municipal apresenta o trabalho “Transformação e Governança: Caminhos para a Modernização Administrativa”, dentro do eixo temático “Prevenção e Governança”.
Promovido pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), o evento busca promover o diálogo entre a academia e instituições públicas, abordando temas como probidade administrativa, combate à corrupção e governança.
Destaques do modelo de gestão da Câmara de Vitória
O material apresentado pela Câmara de Vitória evidencia iniciativas voltadas para a modernização administrativa, com foco em transparência, eficiência e sustentabilidade. Entre as principais ações estão:
- Reformulação administrativa: levantamento detalhado sobre estrutura organizacional, gestão de custos, recursos humanos e acervo documental.
- Gestão estratégica de dados: criação de uma base abrangente para decisões mais rápidas e precisas.
- Modernização administrativa: otimização de processos, incluindo contratações e acompanhamento em tempo real de despesas.
- Gestão eletrônica de documentos: digitalização que reduziu o consumo de papel e materiais em 12%, alinhada a práticas de sustentabilidade e redução da pegada de carbono.
As boas práticas que compõem esse conjunto de ações consolidaram um modelo de gestão mais eficiente, sustentável e transparente, possível de ser replicado para outros Parlamentos.
“É uma honra ver as nossas ações sendo compartilhadas e valorizadas em um evento dessa relevância, fortalecendo nosso compromisso com a transparência e a modernização administrativa”, afirmou o presidente Leandro Piquet, ao Jornal Tempo Novo.
Prestação de contas e reconhecimento
Reforçando seu compromisso com a transparência, a Câmara também apresentou o Relatório de Prestação de Contas 2021-2024, que detalha os avanços realizados nos últimos anos. As principais iniciativas incluem:
- Lançamento de um novo Portal da Transparência.
- Implantação de pregões eletrônicos e auditorias internas rigorosas.
- Adequação à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
- Realização de concurso público, reestruturação administrativa e contratação de residentes de nível superior para fortalecer o perfil técnico da Casa.
Como resultado desse esforço, a Câmara de Vitória foi reconhecida com o Selo Diamante do Programa Nacional de Transparência Pública em duas ocasiões, uma premiação promovida pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon).