Categories: Política

Câmara dos Deputados analisa o fim do segredo de justiça

A proposta segue para a Comissão de Constituição e Justiça e depois passará por uma comissão criada especialmente para discutir a mudança. Foto: Divulgação/Tribunal de Justiça do ES

Uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC 34/2015) promete por fim ao segredo de Justiça em processos judiciais em casos de lesões contra o patrimônio público nas áreas cível um criminal. Cidadãos e imprensa podem ter informações sobre os autos. A matéria é de autoria do deputado federal Sérgio Vidigal (PDT); já recebeu 194 assinaturas e começou a tramitar na Câmara dos Deputados.

A proposta segue agora para a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e depois passará por uma comissão criada especialmente para discutir a mudança. Esta comissão deve ser composta por 27 membros de diferentes partidos, que poderão sugerir emendas à proposta.

A Constituição Federal prevê a transparência nos processos e decisões judiciais. Entretanto, permite o sigilo em ações que possam violar a intimidade das pessoas ou no caso de interesse público no segredo de justiça.

Ana Paula Bonelli

Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Últimas postagens

Servidores do Governo do ES recebem pagamento dia 29 de novembro

O Governo do Estado anunciou o pagamento dos salários do funcionalismo no próximo dia 29. Segundo informações do Poder Executivo…

22 minutos atrás

Acidente com ônibus na Serra deixa 17 feridos

Três veículos colidiram na tarde desta sexta-feira (22) próximo a entrada para o bairro Colina de Laranjeiras/ Reprodução Redes Sociais…

8 horas atrás

Velocidade na Terra encerra temporada neste fim de semana em Aracruz

O torneio acontece na pista localizada próximo ao colégio Honório Nunes de Jesus no bairro Morobá em Aracruz/ Divulgação As…

8 horas atrás

Com 53,08% dos votos, Érica Neves é eleita a primeira mulher presidente da história da OAB-ES

A advogada Érica Neves foi diretora da Associação Brasileira de Advogados (ABA) no Espírito Santo/ Divulgação A advogada Érica Neves…

9 horas atrás

Alunos da guarda fazem mutirão para doar sangue na Serra

Futuros agentes da Serra fazem mutirão de doação de sangue/ Divulgação GCM Serra A Guarda Civil Municipal da Serra (GCM) realizou…

9 horas atrás

Morre motorista baleado na cabeça durante discussão na Serra

A vítima foi encontrada com um tiro na cabeça e outro no braço esquerdo dentro do próprio carro no último…

10 horas atrás