Categories: Política

Câmara rejeita mudança na lei e secretário diz que cidade pode perder teatro

Só 11 dos 23 vereadores votaram pela mudança na lei. Foto: Arquivo TN/Fábio Barcelos

Bruno Lyra

Conceição Nascimento

O prefeito Audifax Barcelos (PSB) amargou um revés na Câmara da Serra na sessão desta segunda-feira (20). Ele teve rejeitado o projeto de lei 90/2015, que buscava alterar a Lei Municipal 4.305/2014, sobre a doação de um terreno de 12 mil m2 para o Sesc ( Serviço Social do Comércio ) construir um teatro e uma escola ao lado do Terminal de Laranjeiras. Foram 11 votos favoráveis, 11 contrários e uma abstenção. Para passar o projeto precisava de 16 votos favoráveis.

Com o projeto, o Executivo tentava retirar dois parágrafos da Lei, que estabelecem contrapartida do Sesc. Uma delas é a reserva de 50% das vagas da escola de ensino fundamental para alunos da Serra que tenham renda familiar de até três salários mínimos.  Outra contrapartida que seria retirada é a de disponibilizar o teatro e o espaço cultural para três eventos por semana ligados ao município, comunidades ou artistas locais.

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Erly Veiria, disse que sem a aprovação da mudança há risco do Sesc não vir para a cidade. “Foi pedida a alteração da lei porque as regras do Sesc não permitem a doação naqueles termos. Mas foi preparado um convênio entre a Prefeitura e o Sesc garantindo as mesmas contrapartidas. Basta a lei ser aprovada que o convênio será assinado”, disse um pouco antes da Câmara rejeitar a alteração.

Por sua vez, os vereadores que votaram contra a alteração não concordam com o modelo proposto pela prefeitura. “O convênio que pode ser quebrado a qualquer momento, já que não seria mais uma lei”, disse o oposicionista Basílio da Saúde (Pros).

O terreno fica numa área próximo ao Terminal de Laranjeiras ao lado do futuro Faça Fácil,  local onde funcionava o antigo Shopping do Povo. A reportagem acionou a assessoria de comunicação do Sesc na manhã desta terça (21) mas até às 15h e 40 ainda não havia recebido posicionamento da instituição.

 

Redação Jornal Tempo Novo

O Tempo Novo é da Serra. Fundado em 1983 é um dos veículos de comunicação mais antigos em operação no ES. Independente, gratuito, com acesso ilimitado e ultra regionalizado na maior cidade do Estado.

Últimas postagens

Homem é preso em flagrante recebendo anabolizantes na Serra

PF apreende anabolizantes na Serra/ Divulgação Polícia Federal Na tarde da última quarta-feira (28), a Polícia Federal (PF) prendeu em…

13 horas atrás

O frio continua? Veja previsão do tempo para a Serra

Foto: José Cruz/Agência Brasil As temperaturas amenas vivenciadas pelos moradores da Serra nos últimos dias trouxeram esperança de dias mais…

13 horas atrás

Bicanga, na Serra, registra dois incêndios na mesma semana

os incêndios são em áreas com vegetação e geralmente acontecem devido ação humana/ Leitor Tempo Novo Dois diferentes pontos do…

13 horas atrás

Barbeiro da Serra é reconhecido evento nacional

O evento Masterday Max dos Santos é o maior evento do Rio de Janeiro e um dos maiores do Brasil…

14 horas atrás

Especialista ensina como cuidar da pele em diferentes fases da vida

Cuidados com a pele/ Divulgação As peles adolescentes, adultas e maduras precisam de cuidados de acordo com a necessidade de…

1 dia atrás

Setembro tem Remember Serra Bela com shows de Blacksete e 80A+

a Blacksete, referência capixaba há mais de 20 anos, é conhecida por apresentar os hits mais badalados da era disco…

1 dia atrás