Categories: Política

Câmara rejeita mudança na lei e secretário diz que cidade pode perder teatro

Só 11 dos 23 vereadores votaram pela mudança na lei. Foto: Arquivo TN/Fábio Barcelos

Bruno Lyra

Conceição Nascimento

O prefeito Audifax Barcelos (PSB) amargou um revés na Câmara da Serra na sessão desta segunda-feira (20). Ele teve rejeitado o projeto de lei 90/2015, que buscava alterar a Lei Municipal 4.305/2014, sobre a doação de um terreno de 12 mil m2 para o Sesc ( Serviço Social do Comércio ) construir um teatro e uma escola ao lado do Terminal de Laranjeiras. Foram 11 votos favoráveis, 11 contrários e uma abstenção. Para passar o projeto precisava de 16 votos favoráveis.

Com o projeto, o Executivo tentava retirar dois parágrafos da Lei, que estabelecem contrapartida do Sesc. Uma delas é a reserva de 50% das vagas da escola de ensino fundamental para alunos da Serra que tenham renda familiar de até três salários mínimos.  Outra contrapartida que seria retirada é a de disponibilizar o teatro e o espaço cultural para três eventos por semana ligados ao município, comunidades ou artistas locais.

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Erly Veiria, disse que sem a aprovação da mudança há risco do Sesc não vir para a cidade. “Foi pedida a alteração da lei porque as regras do Sesc não permitem a doação naqueles termos. Mas foi preparado um convênio entre a Prefeitura e o Sesc garantindo as mesmas contrapartidas. Basta a lei ser aprovada que o convênio será assinado”, disse um pouco antes da Câmara rejeitar a alteração.

Por sua vez, os vereadores que votaram contra a alteração não concordam com o modelo proposto pela prefeitura. “O convênio que pode ser quebrado a qualquer momento, já que não seria mais uma lei”, disse o oposicionista Basílio da Saúde (Pros).

O terreno fica numa área próximo ao Terminal de Laranjeiras ao lado do futuro Faça Fácil,  local onde funcionava o antigo Shopping do Povo. A reportagem acionou a assessoria de comunicação do Sesc na manhã desta terça (21) mas até às 15h e 40 ainda não havia recebido posicionamento da instituição.

 

Redação Jornal Tempo Novo

O Tempo Novo é da Serra. Fundado em 1983 é um dos veículos de comunicação mais antigos em operação no ES. Independente, gratuito, com acesso ilimitado e ultra regionalizado na maior cidade do Estado.

Últimas postagens

Sete projetos de Lei aguardam início do ano legislativo na Câmara da Serra

Câmara da Serra, em Serra Sede. Foto: Arquivo TN Enquanto aguardam o início do ano legislativo, vereadores da Serra já…

17 horas atrás

Guindaste tomba durante operação na área da Vale

O guindaste tombou durante sua operação dentro da área da Vale, no Porto de Tubarão. Crédito: Divulgação Um guindaste tombou…

18 horas atrás

Cheiro Moreno será uma das atrações da Expocapixaba

A banda Cheiro Moreno e comandada pelos vocais de Bianca Vedova. Foto: Divulgação A banda Cheiro Moreno promete agitar o…

18 horas atrás

Comediante Flávio Andradde se apresenta na Serra em show com ingressos esgotados

Com mais de 2 milhões de seguidores, Flávio Andradde ganhou notoriedade nacional ao ser semifinalista do Prêmio Multishow de Humor,…

19 horas atrás

Viminas abre 33 vagas de emprego para todos os níveis e contratação imediata na Serra

A Viminas abriu 33 vagas de emprego para todos os níveis de escolaridade e as contratações serão imediatas na Serra.…

20 horas atrás

Homens armados roubam carro com idosa na Serra

Momento que os criminosos rendem carro na Serra. Foto: Imagens de videomonitoramento Na tarde desta terça-feira (21), homens roubaram um…

20 horas atrás