Por Conceição Nascimento
Enquanto a equipe da Secretaria de Planejamento Estratégico (Seplae) da Prefeitura da Serra convoca a população para uma audiência pública que irá debater a Lei Orçamentária Anual (LOA) 2016, a Câmara da Serra ainda discute o projeto contendo a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), cujos dados servem de base para a elaboração da LOA. A audiência organizada pela Seplae está marcada para os próximos dias 31 de julho e 1º de agosto, no Centro de Referência e Assistência Social (Cras) de Laranjeiras.
Já a LDO será debatida na próxima quinta-feira (23), às 15h, no plenário da Câmara da Serra. A reunião foi proposta pelo presidente da Comissão de Finanças e Orçamento da Casa, vereador Aldair Xavier (PTB), que convocou os secretários municipais de Administração, Cláudio Mello; Planejamento Estratégico, Lauriete Caneva; e da Fazenda, Dalva Lyrio Guterra; para prestarem esclarecimentos sobre a Lei. O vereador usou a tribuna da Câmara na sessão desta segunda-feira (20) para apresentar o relatório da Comissão.
Segundo Xavier, chamou a atenção o fato de que o orçamento previsto para 2016 ser do mesmo volume que o do exercício atual. “Um pouco menor. Também estamos preocupados com a Guarda Municipal, que, diante dos números expostos, não teria como sem implantada, como defendia o prefeito Audifax”, destacou.
O reajuste dos servidores não seria possível, segundo o vereador, diante dos números levantados pela LDO. “Não existe previsão para o reajuste dos servidores em 2016. Além disso, a folha receberá os 4%, referentes à terceira parcela do reajuste anunciado pelo prefeito este ano”, detalhou o parlamentar.
A Secretaria de Comunicação da Prefeitura da Serra (Secom) confirmou a presença dos deputados na reunião desta quinta.