Categories: Notícias

Câmara não quer aumentar número de vereadores

CAMARA DA SERRA editadoCAMARA DA SERRA editado
Com a aproximação das eleições, vereadores temem que projeto que aumenta número de cadeiras seja impopular. Foto: Arquivo TN / Fábio Barcelos

Por Conceição Nascimento

De acordo com a Constituição federal, municípios entre 450 a 600 mil habitantes – que é o caso da Serra – podem eleger 25 vereadores, atualmente a cidade conta com 23 cadeiras. Se essa norma for aprovada, na prática, será necessário menos votos para ser eleito, o que mudaria o tabuleiro eleitoral para 2016.

O advogado e consultor político Pablo Andrade, explica que com a mudança o coeficiente eleitoral – o número base para partidos elegerem os candidatos –  cairia, pois é uma relação de votos válidos dividido pelo número de cadeiras na câmara, beneficiando as maiores bancadas da Casa, PMDB, PT e Rede.

Mas o que se vê nos bastidores da Câmara é que a proposta deve encontrar resistência, pois, em tempos de crise econômica e aproximação do período eleitoral, esta medida seria tida como impopular.

Para a presidente da Câmara da Serra, Neidia Maura (PSD), “acho que 23 é o número ideal, cobre todo o município e as demandas das comunidades. Hoje votaria contra”.

O vereador Aldair Xavier (PTB), defende a redução de vagas “Dezenove vereadores seria um número razoável”.

Outro que se posiciona contrário é Nacib Haddad (PDT). “Sou totalmente contrário. Mesmo que o orçamento da Câmara seja o mesmo, as despesas vão aumentar o que reduziria a possibilidade de devolução do valor excedente à prefeitura”

O líder da bancada do PMDB, Luiz Carlos Moreira faz coro com o posicionamento de Haddad, e classifica a medida como “tapar sol com peneira”.

O vereador petista Sebastião Sabino diz que votaria contra, “em função da economia e da credibilidade, esse projeto não soa bem”

Para que esse o projeto de emenda entre seja aprovado, dependeria de 2/3 de vereadores, ou seja, 16 votos.

Além da Câmara, o projeto de emenda que aumenta o número de vereadores, pode ser iniciado pelo prefeito Audifax (Rede). Até o final do fechamento desta edição, não foi possível o contato com Barcelos.

 

 

 

 

Gabriel Almeida

Jornalista há mais de 10 anos, Gabriel Almeida atua como editor-chefe e repórter. Escreve com experiência para diversas editorias do portal. Além disso, assina a importante coluna: o Serra Empregos, destinado a divulgação de oportunidades.

Últimas postagens

ArcelorMittal confirma que tarifaço de Trump pode atrapalhar investimento de R$ 4 bilhões na Serra

O fim das cotas de isenção — pressionam diretamente a ArcelorMittal, que exporta 3,46 milhões de toneladas anuais de aço…

16 horas atrás

Comunicado – 06/05/2025 – 2ª edição

publicidade legal - 06-05-2025 - 2 ediçãoBaixar

17 horas atrás

Ação educativa do Departamento de Trânsito aborda 176 motoristas da Serra

Um carro acidentado foi utilizado para alertar os motoristas sobre os riscos de dirigir sob efeito de álcool. Foto: Divulgação…

17 horas atrás

Saiba quais supermercados vendiam carne estragada e alimentos mofados na Serra

Ver essa foto no Instagram Uma publicação compartilhada por Jornal Tempo Novo (@jornaltemponovo) Uma operação da Polícia Civil e do…

17 horas atrás

Serra terá aulas de zumba abertas ao público — veja como se inscrever

A professora Vanessa Marques (de blusa amarela) e parte de suas alunas. Foto: Divulgação/arquivo pessoal Moradores de Eldorado e adjacências…

18 horas atrás

Serra brilha no Estadual de Wrestling e mira cenário internacional

Os atletas da Serra conquistam medalhas no Estadual 2025 de Wrestling em Guarapari e já se preparam para o Campeonato…

18 horas atrás