Categories: Política

Câmara quer saber quanto Eco arrecada e investe na 101 na Serra

Após o acidente ocorrido no km 259 da BR-101 na Serra, na última sexta-feira (31) ocasionando na morte de um motorista, vereadores voltaram a criticar a concessionária Eco-101 e querem saber o quanto a empresa já arrecadou com a praça de pedágio em Chapada Grande para confrontar com os valores investidos no município.

Durante a sessão dessa semana, vereadores apontaram descaso da concessionária com o município e falta de investimentos previstos no contrato de concessão, feito em 2013. O vereador Cabo Porto (PSB) enviou documento à Eco solicitando detalhes sobre o faturamento da concessionária, com valores médios, por período e total, arrecadados na Serra e o que está sendo feito com o valor para melhorias na malha viária da Serra, BR 101, que corta o município.

“Queremos confrontar os valores arrecadados na Serra com os investimentos. A Serra tem mais de 500 mil moradores e é polo econômico, certamente é a praça de pedágio que mais arrecada no ES, mas não vemos investimentos nenhum. Além dos acidentes, a 101 é um gargalo para o desenvolvimento econômico da cidade mais industrializada. Além disso, defendo que a Eco assuma o trecho da Rodovia do Contorno, que está numa situação alarmante”, disse o vereador,  que é relator da Comissão Especial de Acompanhamento e Fiscalização das Obras da BR 101 pela Eco na Serra.

A Serra está na lista das cidades com maior número de acidentes. Em 2016 segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o trecho entre os km’s 260 e 270 na Serra foi o mais perigoso do país. De outubro de 2015 e setembro de 2016, foram registrados só neste trecho da BR, 125 acidentes graves, com 221 feridos leves, 152 graves e 13 mortes.

O outro lado:

Procurada, e empresa Eco-101 não informou o quanto arrecada com a praça de pedágio da Serra e qual o valor investido em obras no município. Enviou apenas um link contento as demonstrações financeiras de 2013 a 2017, que contém 225 páginas. A reportagem procurou as informações na demonstração de 2017, que individualmente contém 55 páginas, mas não foram encontrados os dados solicitados.

Ana Paula Bonelli

Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Últimas postagens

Grande empresária da Serra, Aline Bianca morre após desfilar como musa no Carnaval de Vitória

Foto: Divulgação Salão Aline Bianca A empresária Aline Bianca passou mal e acabou morrendo após desfilar como musa da escola…

10 horas atrás

Motorista é picado por marimbondo, bate Transcol e acidente mobiliza helicóptero na Serra

O acidente com o ônibus do Transcol deixou feridos e mobilizou helicóptero para o resgate das vítimas. Crédito: Divulgação Um…

14 horas atrás

Motociclista perde o controle, é atropelada por ônibus e morre na Serra

O acidente aconteceu na Avenida Norte Sul, na Serra. A motociclista perdeu o controle e foi atropelada por um ônibus…

15 horas atrás

Dois coleiros presos são resgatados em distribuidora de bebidas na Serra

O caso aconteceu em uma distribuidora de bebidas na Serra/ Divulgação Semma Na noite de quinta-feira (20), a equipe de…

18 horas atrás

Da Serra para o mundo: armador Pedro Henrique passa por avaliação no Botafogo

Jogador de 16 anos foi bicampeão capixaba de basquete em duas categorias. Fã de Kobe Bryant e SGA, atleta é…

18 horas atrás

Homem vai à escola e ameaça mãe e filha com facão na Serra

Um homem foi à Escola Municipal de Ensino Fundamental Jonas Faria, localizada em Nova Carapina I, na Serra, e ameaçou…

18 horas atrás