Categories: Política

Câmara rejeita projeto e deixa 200 carroceiros sem indenização e trabalho, diz Prefeitura

Vereadores não aprovaram projeto em sessão realizada na última segunda-feira (10). Foto: Gabriel Almeida

Após os vereadores da Serra derrubarem um projeto do Poder Executivo que pretendia regularizar a situação dos carroceiros na cidade, quase 200 trabalhadores que entregaram as carroças e animais para a prefeitura ficarão sem receber a indenização que seria dada pelo município. A proposição do prefeito Audifax Barcelos (Rede) proibiria a circulação de veículos com tração animal regulamentada por uma lei estadual, mas iria indenizar os carroceiros, além de oferecer cursos de qualificação profissional.

Como os vereadores não aprovaram o PL 66/2019 em sessão realizada na última segunda-feira (10), a Prefeitura da Serra não poderá indenizar os carroceiros que se inscreveram no programa de regularização no inicio deste ano. Vale destacar, que já existe uma lei estadual que proíbe a circulação de carroças em cidades com mais de 100 mil habitantes há dois anos e a Serra criou esta lei municipal para regularizar a situação dos trabalhadores.

De acordo com o texto rejeitado por 14, dos 23 vereadores, caso fosse aprovada, a lei iria “proibir a utilização de veículos movidos a tração animal, a condução de animal com cargas ou qualquer exploração animal para este fim nos limites do perímetro urbano”, mas daria oportunidades para os carroceiros que entregassem os animais e os veículos.

Além de receber um subsídio e uma indenização, os trabalhadores poderiam se qualificar profissionalmente e serem encaminhados para o mercado de trabalho. No projeto enviado a Casa de Leis, Audifax destacou que o município identificou a necessidade de regulamentar a circulação de carroças e outros veículos de tração animal.

O prefeito também afirmou que os carroceiros, que vivem exclusivamente desta atividade, estão à margem da sociedade, em condições de vulnerabilidade social. Leia o projeto enviado pelo executivo na íntegra, clicando aqui. 

O projeto de lei tinha sido enviado para a Câmara pelo prefeito da Serra, Audifax Barcelos e pretendia regularizar a situação dos carroceiros na cidade. Foto: Arquivo TN/Ana Paula Bonelli

Derrubada de projeto pode deixar a cidade mais suja

Outro problema gerado pela não aprovação do PL enviado pelo executivo é que, segundo a prefeitura, os vereadores enfraqueceram a campanha para acabar com o descarte irregular de entulho na cidade, já que grande parte dessa categoria acaba descartando resíduos em locais que são proibidos. Para se ter uma ideia, só este ano, a Serra já teve que limpar um lixão – que é utilizado para descarte de entulho no bairro Hélio Ferraz – mais de 25 vezes.

Em nota, a prefeitura disse que vai continuar fiscalizando e multando os carroceiros que descartam lixo de forma irregular. “A prefeitura já realiza ações de fiscalização pelo município, a fim de coibir aqueles trabalhadores que fazem mal uso de suas carroças, descartando o entulho irregularmente. A não aprovação da lei enfraquece a campanha para acabar com o descarte irregular de entulho”, disse em nota.

A prefeitura ainda destacou que a proibição na cidade continua, sendo assim os carroceiros não podem circular no perímetro urbano do município.

Gabriel Almeida

Jornalista do Tempo Novo há mais de oito anos, Gabriel Almeida escreve para diversas editorias do jornal. Além disso, assina duas importantes colunas: o Serra Empregos, destinado a divulgação de oportunidades; e o Pronto, Flagrei, que mostra o cotidiano da Serra através das lentes do morador.

Últimas postagens

Servidores do Governo do ES recebem pagamento dia 29 de novembro

O Governo do Estado anunciou o pagamento dos salários do funcionalismo no próximo dia 29. Segundo informações do Poder Executivo…

6 horas atrás

Acidente com ônibus na Serra deixa 17 feridos

Três veículos colidiram na tarde desta sexta-feira (22) próximo a entrada para o bairro Colina de Laranjeiras/ Reprodução Redes Sociais…

14 horas atrás

Velocidade na Terra encerra temporada neste fim de semana em Aracruz

O torneio acontece na pista localizada próximo ao colégio Honório Nunes de Jesus no bairro Morobá em Aracruz/ Divulgação As…

14 horas atrás

Com 53,08% dos votos, Érica Neves é eleita a primeira mulher presidente da história da OAB-ES

A advogada Érica Neves foi diretora da Associação Brasileira de Advogados (ABA) no Espírito Santo/ Divulgação A advogada Érica Neves…

14 horas atrás

Alunos da guarda fazem mutirão para doar sangue na Serra

Futuros agentes da Serra fazem mutirão de doação de sangue/ Divulgação GCM Serra A Guarda Civil Municipal da Serra (GCM) realizou…

15 horas atrás

Morre motorista baleado na cabeça durante discussão na Serra

A vítima foi encontrada com um tiro na cabeça e outro no braço esquerdo dentro do próprio carro no último…

15 horas atrás