A Serra é a cidade mais industrializada do ES, e por isso, os trabalhadores desse setor devem ficar atentos a nova proposta do Governo do Estado em vacinar este público por meio de parcerias. Além deles, estão neste bloco detentos, caminhoneiros e trabalhadores de aquaviários e limpeza urbana.
O objetivo do Governo é diminuir a pressão sobre os municípios, que tem sido os responsáveis pela vacinação na ponta. O Governo faz o rateio das doses de vacinas, e os municípios executam. Com isso, as cidades poderão focar na imunização por idade, já que com ampliação do corte por faixa etária, o público alvo deve crescer.
Ainda não foi explicado detalhadamente como será essa vacinação por parcerias, já que o anúncio foi feito pelo secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes, durante coletiva na tarde desta segunda-feira (14), do qual foram tratados diversos assuntos.
“Os novos grupos que serão incluídos na vacinação serão vacinados por equipes e articulações, estabelecidas e parcerias com o Governo do Estado, liberando os municípios capixabas para dedicarem a atenção e plena capacidade de imunização da D1 E D2 por agendamento idades”, explicou o secretário.
Na prática, espera-se que a vacinação seja coordenada junto a entidades de classe ou patronais, no entanto, não a informação ainda não foi confirmada. O que ser sabe até o momento é que ao longo dessa semana e da próxima, o Governo irá debater e estruturar essas parcerias, e assim que as definições forem estabelecidas, serão feitos os respectivos anúncios, sobre como se darão os agendamentos e a mobilização de vacinação desse novo grupo prioritário. Ou seja, está confirmado, segundo o secretário, é que os municípios não serão reesposáveis pela vacinação desse público, diferente do que tem sido feito.
O secretário afirmou ainda que o assunto será debatido ao longo da semana. A previsão é de que a imunização dos grupos por meio de parcerias tenha início entre o final de junho e início de julho.
“O Espírito Santo está propondo assumir a vacinação desse público por meio de parceiras, para avançarmos de maneira rápida aplicação e organizada, na vacinação por idade. Acreditamos que ao longo dos próximos dias, final de junho e início de julho, o Governo possa colaborar com os municípios para acelerar a vacinação. Assim que as parcerias estiveram finalizadas, vamos fazer os respectivos anúncios”, afirmou Nésio.