A Campanha Nacional de Multivacinação acontece na Serra até o dia 16 de setembro e faz parte do Movimento Nacional pela Vacinação, que visa retomar os altos índices de imunização que historicamente o Brasil registrou. Embora o nome sugira uma campanha temporária, na prática, a Serra nunca deixou de vacinar e, mesmo após o dia 16, vai continuar com a estrutura de imunização em dia. Porém, é importante que a população, em especial o público de 0 a 15 anos, atualize a caderneta de vacinação para que as metas sejam atingidas e um melhor diagnóstico seja elaborado pelo Governo Federal.
As informações foram passadas pela Secretária Municipal de Saúde, Fernanda Coimbra, que conversou com o Tempo Novo na última terça-feira (12). De acordo com ela, aos poucos a Serra vai superando as consequências do que ela classificou como “período anti-vacina”, embora ela reforce que o município nunca parou de imunizar a população. “Tanto a Campanha Nacional quanto em dados, estamos sempre na meta de vacinação”, disse ela. Mesmo com o otimismo, Fernanda não deixa de reforçar a importância de os serranos procurarem atualizar as cadernetas de vacinação, para se precaver contra doenças que são evitáveis.
Ela explica que todas as unidades de Saúde, tanto as Unidades Básicas quanto as Unidades de Referência, estão vacinando nos dias de semana, de acordo com o horário da Sala de Vacinação. Para isso, basta ligar para a unidade mais próxima de sua residência e se informar a respeito desses horários. Já nos finais de semana, a população precisa se dirigir até o Shopping Montserrat, no Laranjeiras. Lá, equipes da secretaria de saúde estão imunizando das 9 às 17 horas no sábado e das 10 às 17 horas no domingo.
Fernanda Coimbra reforça que não há falta de nenhuma vacina na rede municipal da Serra (veja lista abaixo), além disso, apesar do público-alvo ser crianças e adolescentes de 0 a 15 anos, qualquer um pode ser vacinado. Basta que o interessado leve sua caderneta de vacinação e os documentos pessoais, tal como o RG. A secretária enfatizou que o processo é simples e rápido, porém muito importante para a saúde individual e da comunidade. “Vacina não mata, muito pelo contrário, vacina é vida”, reafirmou.
De 26 de agosto a 12 de setembro, a Serra aplicou 14.881 doses de vacinas diversas no público de 0 a 15 anos. Fernanda avaliou esse número como positivo. “Temos observado que a população voltou a procurar a vacina. Infelizmente, ainda precisamos ficar desconstruindo informações falsas que insistem em circular a respeito dos imunizantes, mas o resultado tem sido positivo. Os serranos não podem perder a cultura da vacina”, explicou a secretária de saúde. Ela ainda informou que a Serra continua liderando a aplicação de doses no Espírito Santo e que, mesmo após o dia 16, quando a Campanha Nacional se encerrar, tanto as unidades de saúde quanto o shopping vão continuar com a estrutura de vacinação montada.
De acordo com os dados da Central Estadual de Transplante do Espírito Santo, atualmente 1.000 esperam por rim, 301 por…
Bloco de Rua/ Foto: Leandro Pereira A Secretaria de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer (Setur), por meio da Comissão de…
Entre as lojas participantes estão perfumarias, cosméticos, lojas de departamento, óticas e calçados, todas com produtos a preços reduzidos para…
Divulgação PCES A Delegacia de Furtos e Roubos de Veículos (DFRV) concluiu, nesta quinta-feira (16), o inquérito que investigava a…
O Governo do Estado promoveu um encontro com prefeitos eleitos para apresentar o Pacto pela Educação. O programa prevê o…