Notícias

Campanha Praia Limpa: ação recolhe mais de 700 quilos de lixo em praias da Serra

Foto: Edson Reis/PMS

A campanha de verão Praia Limpa 2025, chegou ao fim neste sábado (29), com uma ação na praia de Balneário de Carapebus. A campanha, coordenada pelo Departamento de Educação Ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), recolheu 776 quilos de lixo e resíduos e contou com 439 voluntários durante as 10 ações realizadas durante esse verão. 

Durante o período de muito sol e praia, a campanha, que iniciou no final de dezembro, passou pelas praias de Manguinhos, Castelândia. Jacaraípe, Nova Almeida, Bicanga, São Francisco, Costa Bela, Balneário de Carapebus, Carapebus, Solemar e Barrote. 

A Campanha conta com ações educativas que incluem caminhada ecológica, distribuição de material educativo e recolhimento de lixo. Além de alertar sobre descarte indevido, o Praia Limpa esclareceu os banhistas sobre a preservação da restinga, evitando ocupação irregular nas áreas verdes das praias, e divulgou informações sobre balneabilidade.

As ações contam com voluntários que são moradores dos balneários, turistas e servidores da Semma. A campanha foi desenvolvida na Serra durante o verão, entre o período de dezembro a março, e nesse período, os voluntários abordaram mais de 2 mil pessoas. 

Última ação

A última ação da Campanha Praia Limpa 2025 aconteceu neste sábado, dia 29, em Balneário de Carapebus, encerrando as atividades deste verão com chave de ouro! A ação contou com 68 voluntários e foram recolhidos um pouco mais de 63 quilos de lixo no balneário. 

A Campanha, que é realizada pelo Departamento de Educação Ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), tem como objetivo realizar ações educativas, abordando banhistas, turistas e moradores nas praias da Serra durante os três meses de verão, realizando alerta sobre o uso consciente da areia da praia e da restinga.

As ações, que acontecem todos os fins de semana, contam com o apoio dos servidores da Semma, de moradores dos balneários, e voluntários que ajudam a preservar o litoral serrano recolhendo lixos, mantendo a vegetação no local. 

Durante a campanha, além das caminhadas ecológicas e abordagens diretas aos banhistas nas praias, também são realizadas a distribuição de sacolas plásticas para recolhimento do lixo. E, no final de cada ação, é realizada a pesagem do lixo recolhido. 

Redação Jornal Tempo Novo

O Tempo Novo é da Serra. Fundado em 1983 é um dos veículos de comunicação mais antigos em operação no ES. Independente, gratuito, com acesso ilimitado e ultra regionalizado na maior cidade do Estado.

Últimas postagens

Detentos do Estado terão aulas de inglês

O curso tem duração de um ano. Foto: Divulgação Por meio da Secretaria da Educação (Sedu), o Governo do Estado…

16 horas atrás

Aço e rochas: ‘tarifaço’ de Trump atinge setores bilionários da Serra

Imagem: BRENDAN SMIALOWSKI/AFP Ainda há muitas incertezas sobre os possíveis impactos do tarifaço anunciado pelo presidente dos Estados Unidos, Donald…

17 horas atrás

Páscoa terá caça aos ovos, teatro e encontro com o Coelhinho nos shoppings da Serra

Caça aos ovos, teatro infantil, oficinas e encontro com o Coelhinho são algumas das atividades preparadas pelos shoppings da Serra…

17 horas atrás

Instituto de Previdência da Serra recebe mais um prêmio nacional de inovação

O Instituto de Previdência da Serra recebeu o prêmio nacional inovação durante o 3º Congresso Nacional de Conselheiros Previdenciários e…

19 horas atrás

Governo do Estado abre concurso público com 600 vagas de nível médio e salário de R$ 4.714

O Governo Estado oferta concurso público com 600 vagas de nível médio e salários de R$ 4.714. Crédito: Divulgação O…

20 horas atrás

Projeto abre vagas para cursos gratuitos de música na Serra

Os cursos de música na Serra têm carga horária de 60h ou 120h, e são voltados para pessoas a partir…

20 horas atrás