Saúde

Campanha quer mostrar importância de doação de córneas no Terminal de Laranjeiras

Com a finalidade de evidenciar a importância da doação de córneas, a Secretaria da Saúde (Sesa) realizará ações para divulgação da campanha “Renove um olhar. Seja um doador de córnea”, nos terminais do sistema transcol de Itaparica, Jardim América e Laranjeiras.

A ação acontece nesta quinta-feira (26) no Terminal de Laranjeiras, na Serra, das 14h30 às 17h30. Será montado um estande onde as pessoas poderão se informar e tirar dúvidas em relação à doação de córnea, tirar fotos e acessar um QR Code com filtro para postar nas redes sociais sobre a campanha.

A coordenadora da Central Estadual de Transplantes do Espírito Santo (CET-ES), Maria Machado, explica que o transplante de córnea é fundamental para que muitas pessoas possam recuperar a visão, sendo imprescindível o destaque à campanha para que a população se conscientize sobre a importância de falar sobre o assunto.

Em 2022, até o dia 20 de maio, foram realizados 81 transplantes de córneas. Já nos anos de 2021, 2020 e 2019 foram transplantados 272, 130 e 236 córneas, respectivamente.

No Estado, há dois bancos de olhos: um no Hospital Evangélico de Vila Velha (HEVV) e outro no Hospital Universitário Cassiano Antônio de Moraes (HUCAM).

“É necessário que a população se conscientize, pois o transplante é uma forma de retomada das atividades de muitos pacientes. O programa brasileiro de transplante de órgãos e tecidos é um dos maiores programas públicos do mundo e tem um papel importante na saúde pública do Estado”, explicou a coordenadora.

Um doador desse tecido, que deixa os familiares cientes da vontade de ser doador, é capaz de atender até duas pessoas que aguardam por essa oportunidade.

Até o último dia 20, a Central Estadual de Transplantes do Espírito Santo (CET-ES) contabilizou 600 pessoas à espera de uma córnea, número esse que cresce a cada dia.

Segundo a médica especialista em oftalmologia do Centro Regional de Especialidades (CRE), Caroline Barros, a córnea é um tecido transparente que está na frente dos olhos e quando uma doença rouba a sua transparência e até causa perfurações neste tecido, pode acarretar a perda total da visão.

“O objetivo do transplante é substituir uma porção da córnea doente por uma saudável. Não é o olho todo que é transplantado, apenas tecidos, além disso, qualquer pessoa pode doar. Hoje, o transplante de córneas é muito ocorrente no mundo. O banco de olhos seleciona as córneas e avalia a qualidade, tudo a princípio, após a morte. É fundamental sempre deixar os familiares cientes, em vida, do desejo de doar”, ressalta a oftalmologista.

Doenças oculares

São diversas as doenças que podem ser tratadas com o transplante de córneas, uma delas é a Ceratocone, que leva à deformidade progressiva da córnea, podendo causar opacidades graves, dor e cegueira.

Além da Ceratocone, outras doenças frequentes na visão são a Ceratopatia Bolhosa, que ocasiona a descompensação da córnea, com presença de edema e diminuição da visão, devido à falência do endotélio da córnea, podendo ocorrer como complicação após cirurgia de catarata ou distrofia de Fuchs; e os acidentes ou infecções como traumatismos, perfurações, queimaduras químicas, infecções por herpes, entre outras podem levar à opacidade da córnea e cegueira.

Diga ‘sim’ à doação

 

Seus familiares precisam estar cientes da sua vontade de ser um doador, pois são eles quem vão autorizar a captação dos órgãos, após constatação do óbito.

A cirurgia de transplante de córnea consiste na troca da córnea doente por outra sadia e transparente, com o objetivo de restabelecer a visão. Aproximadamente 90% das córneas doadas têm condições de serem transplantadas.

Todas as córneas doadas são cadastradas, avaliadas e preservadas pelos Bancos de Olhos. Por meio do Sistema Informatizado de Gerenciamento de pacientes, é feita a seleção do receptor, obedecendo a uma fila única estadual.

Confira a programação

– 26/05/2022: Terminal de Laranjeiras, das 14h30 às 17h30;

– 27/05/2022: Na Faesa, das 16h30 às 20h;

– 31/05/2022: Na garagem da Viação Grande Vitória, das 15h às 17h;

Redação Jornal Tempo Novo

O Tempo Novo é da Serra. Fundado em 1983 é um dos veículos de comunicação mais antigos em operação no ES. Independente, gratuito, com acesso ilimitado e ultra regionalizado na maior cidade do Estado.

Últimas postagens

Mercado Livre expande operações na Serra e vai reduzir tempo de entrega de produtos

O prefeito Weverson Meireles (ao centro da foto) na inauguração do novo centro de distribuição do Mercado Livre na Serra.…

13 horas atrás

Bandidos decretam toque de recolher em bairro após policiais matarem criminoso na Serra

Os bandidos decretaram toque de recolher em bairro após policiais matarem criminoso na Serra. Crédito: Divulgação Um confronto armado entre…

13 horas atrás

ES cria plano para reduzir impactos da reforma tributária e fortalecer a economia

A apresentação do plano que irá definir estratégias econômicas diante da reforma tributária brasileira, aconteceu na segunda-feira (24) no Palácio…

13 horas atrás

Carnaval e saúde mental: como encontrar equilíbrio na folia

O Carnaval é uma época de muita alegria. Mas, em meio a tanta animação, é importante lembrar que cuidar da…

14 horas atrás

Comunicado – 25/02/2025

publicidade legal - 25-02-2025Baixar

15 horas atrás

Ensaio geral dos blocos Ratazanas e Jacarabeach nesta quinta em Jacaraípe

Além do ensaio, o bloco Ratazanas será o responsável pela abertura oficial do Carnaval 2025 de Jacaraípe, junto com o…

15 horas atrás