Entre Gatos & Vets

Câncer em felinos | Você sabe o que é? E como ele surge?

Todos já ouviram falar de câncer em animais não é mesmo? Mas você sabe o que é? E como ele surge?

O câncer é caracterizado pela proliferação de células anormais em determinada parte do corpo do animal. Todas as células do organismo estão susceptíveis a desenvolver essa doença, e ele se apresenta sob diferentes formas e níveis de agressividade, podendo se disseminar pelo organismo através da formação de metástases.

O câncer surge quando há anormalidades (mutações) no DNA da célula primaria, essas anormalidades vão sendo transmitidas para as células filhas, podendo causar crescimento celular desordenado e determinar o aparecimento de células com capacidade de gerar metástases.

Essas mutações celulares podem ser espontâneas ou induzidas por agentes patogênicos (radiação, vírus, inflamação crônica, tabaco, álcool, pesticidas).

A incidência de câncer em felinos vem aumentando consideravelmente pois nossos pets estão ganhando tempo de vida (maior longevidade), o que os deixam expostos  a mais tempo à  exposição aos agentes causadores do câncer do meio ambiente ou mesmo aos fatores intrínsecos (dieta, efeitos hormonais, predisposição genética, sol), aumentando a chance de o organismo acumular alterações moleculares responsáveis pela multiplicação celular desordenada.

+ Você tem um gato Persa?

Os fatores etiológicos mais conhecidos para o desenvolvimento do câncer em felinos são: exposição solar, agentes infecciosos (FIV FELV, papilomavírus), inflamação crônica, imunossupressão, fatores hereditários e exposição hormonal).

As neoplasias podem ser benignas ou malignas, esses caso, elas são chamadas de câncer.

Para diagnosticar o médico veterinário irá solicitar uma série de exames, bem com os de imagem, e muitas vezes a tomografia computadorizada. Normalmente a citologia/histopatologia é que confirmam o diagnóstico.

O tratamento é feito por quimioterapia, associado ou não à cirurgias e/ou eletroquimioterapia.

O prognóstico é reservado (dependendo do tipo de câncer),e quanto mais agressivo for o tumor, pior será o prognostico.

Helvana Fassina

Últimas postagens

Homem é encontrado morto com pés amarrados na Serra

Divulgação Um homem, cuja identidade não foi revelada, foi encontrado morto na madrugada deste domingo (22). O caso ocorreu no…

9 horas atrás

Mara Barcelos lança dois livros sobre saúde neste domingo (22)

Da esquerda para a direita a capa das obras "Padrões de Qualidade do Rastreamento dos Cânceres de Mama e de…

9 horas atrás

7 dicas para manter a alimentação saudável das crianças nas férias

Especialista ensina como cuidar dos hábitos alimentares das crianças nas férias sem abrir mão de comer alimentos prazerosos/ Crédito: Freepik…

9 horas atrás

Calor intenso: como proteger cães e gatos durante as altas temperaturas?

Especialistas indicam medidas simples, para garantir que cães e gatos passem pelo verão com um pouco mais de conforto e…

10 horas atrás

Balneário de Carapebus ganha nova escola

A nova estrutura da EMEF Carla Patrícia representa investimento de R$ 13.144.839,51/ Foto: Samuel Chahoud e Marcelo Pereira A comunidade…

10 horas atrás

Diretor-presidente da Unimed Sul Capixaba entre os 100 Mais Influentes da Saúde no Brasil

Fernando Lemgruber - terceiro da direita para a esquerda - durante a premiação dos mais influentes da saúde. Crédito :…

1 dia atrás